Semas recebe pilhas e baterias para destinação correta durante feira da agricultura familiar
O evento será realizada em dois prédios da Secretaria, em Belém, nos dias 30 e 31
Com forte atuação em ações sustentáveis, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) abre um novo leque no atendimento da sociedade, ao possibilitar a entrega de pilhas e baterias usadas para a destinação correta. A iniciativa estará disponível durante a feira da agricultura familiar e da sustentabilidade, que ocorrerá nos dias 30 e 31, em Belém.
A feira ocorrerá a partir de 7h nos dois prédios da Semas, localizados na avenida Magalhães Barata, em Nazaré, e na sede, na travessa Lomas Valentinas, no bairro do Marco. O evento é promovido mensalmente pela Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM) da Secretaria, com o objetivo de valorizar a produção rural familiar de alimentos sem o uso de pesticidas e incentivar ainda mais as práticas sustentáveis na comunidade local.
É durante a feira que os moradores de Belém têm a oportunidade de aprender mais sobre como separar seus resíduos adequadamente e quais tipos podem ser destinados à reciclagem e ao reaproveitamento. O evento também disponibiliza locais adequados e corretos para o descarte desses resíduos. Ao deixar o seu resíduo, a pessoa poderá receber uma muda de planta e biofertilizante (adubo líquido).
Além da disponibilização dos locais de descarte nas feiras, a Semas também já instalou quatro ecopontos para o recolhimentos de materiais em Belém: em duas Usinas da Paz (Icuí e Cabanagem), no Porto Futuro e no Parque Estadual do Utinga. Os ecopontos, que contam com a parceria do Instituto Alachaster, recebem plástico, papel, metal e vidro.
“A parceria entre a Semas e o Instituto Alachaster ocorre por meio de Acordo de Cooperação Técnica, em que o Instituto é responsável pela coleta de todo o material da coleta seletiva realizada pela Semas nas unidades de Belém, além do gerenciamento dos ecopontos. Toda despesa com coleta, transporte, agente ambiental e destinação para indústria de reciclagem é de responsabilidade do Instituto", explica Raimunda Silva, técnica de Gestão Ambiental do setor de Sustentabilidade da Semas.
A servidora destaca ainda sobre como a prática de pequenas ações no nosso dia-a-dia, como a coleta seletiva, contribuem para a preservação do meio ambiente para futuras gerações. “É de extrema importância a realização da coleta seletiva e o descarte correto dos resíduos. Isto proporciona a diminuição dos gastos com a limpeza urbana, a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis e contribui com a redução dos impactos ambientais. Além disso, também aumenta a vida útil dos aterros sanitários”, avalia.
Programação:
30/03 - No prédio da Semas "Casa Vicente de Paula", localizado na avenida Magalhães Barata, 138 (em frente ao Colégio Gentil Bittencourt), a partir das 7h.
31/03 - Na sede da Semas, que fica na Travessa Lomas Valentinas, entre João Paulo II e Perimetral, a partir das 7h.