Estudantes doam 200 frascos de vidro ao Banco de Leite do Hospital Materno-Infantil de Barcarena
A unidade fez campanha para obter fracos destinados ao armazenamento de leite, e mobilizou alunos de unidade educacional da Vila dos Cabanos
Alunos do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Iepam), na Vila dos Cabanos, município de Barcarena, na Região de Integração Tocantins, doaram ao Hospital Materno Infantil de Barcarena “Dra. Anna Turan” (HMIB) 200 frascos de vidro para armazenamento de leite materno. A doação é resultado da campanha realizada pela unidade de saúde. Durante a entrega, no último sábado (25), os estudantes aproveitaram para conhecer as instalações do Hospital.
A ação foi uma iniciativa do coordenador de Enfermagem do HMIB, Willlian Santos. “Contamos com o apoio dos alunos do curso técnico em Enfermagem, que sempre estiveram atentos à causa e se empenham na missão de preservar a vida”, disse o profissional, que também é professor do Iepam.Profissionais do Hospital receberam as doações
O leite humano só pode ser acondicionado em recipientes de vidro, por ser um material biologicamente inativo, o que evita contaminações e preserva os nutrientes e o sabor. “O vidro conserva o leite materno de forma saudável, até servir de alimento ao bebê que irá recebê-lo. E a contribuição destes fracos é de grande relevância. Existem situações em que as mães de bebês prematuros, muitas vezes, ainda não possuem a produção adequada de leite materno ou não têm condições emocionais, impossibilitando a amamentação. E, como temos um banco de leite com recursos de pasteurização, torna-se possível a conservação por mais tempo, além de eliminar agentes causadores de doenças, garantindo um leite saudável e adequado para consumo”, enfatizou o coordenador.
Experiência – Durante a visita, os alunos conheceram o ambiente real de uma unidade hospitalar em pleno funcionamento, acompanhando técnicas, equipamentos e materiais, que muitas vezes só foram abordados de forma teórica em sala de aula. “Esse momento contribui de forma positiva para o campo de estágio. Conhecer o setor os deixa mais tranquilos e confiantes para futuras atividades/procedimentos que irão executar na vida profissional”, observou Willlian Santos.
A aluna Carla Martins disse que a experiência dentro da unidade foi muito aprendizado, agregando valores à vida pessoal e profissional. “A sensação de doarmos os potes foi de bem-estar. Nós doamos por empatia, pensando em todo momento nas pessoas que serão beneficiadas. A visita nos mostrou a importância de sermos empáticos, tendo em vista os diversos casos que presenciamos. Para a vida profissional, aprendemos a importância do atendimento humanizado e do acolhimento, dando ênfase ao trabalho em equipe, que foi possível observar entre os profissionais do Hospital”, afirmou.
Banco de leite - O HMIB dispõe de um banco de leite humano, responsável pelo incentivo ao aleitamento materno e amparo às mulheres que não conseguem amamentar no primeiro momento. A unidade também conta com o Projeto Bombeiros da Vida, mantido pelo Corpo de Bombeiros Militar, para manutenção do banco.
Os militares fazem visitas domiciliares às mães e palestras, repassam orientações e entregam kits para ordenha, evitando que as doadoras se desloquem até a unidade para a doação.
O leite doado é recebido e processado no banco, onde passa por análises bioquímicas e microbiológicas, para saber se está apto para consumo. Após as análises, o alimento é pasteurizado e passa por resfriamento, eliminando qualquer agente microbiológico. Em seguida, é estocado em freezer de congelamento e fica disponível para consumo de bebês prematuros ou não nascidos na unidade, que não possam ser amamentados pelas mães.
Para o diretor executivo do HMIB, Flávio Marconsini, o banco de leite contribui significativamente para a assistência à mulher e ao bebê. “Nosso objetivo é sensibilizar todo o entorno para essa causa tão importante. As doações de leite suprem a demanda e aumentam os estoques de leite humano da unidade. Os frascos de vidros sempre serão bem-vindos”, reiterou.
O HMIB atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É uma unidade do Governo do Pará, operacionalizada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A 114 quilômetros de Belém, o HMIB é referência de média e alta complexidade para mãe e bebês de 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.
Texto: Ascom/HMIB