Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FINANÇAS E FAZENDA

Governo entrega Central de Monitoramento de Trânsito na sede da Sefa, em Belém

O Tesouro é a área da Fazenda Pública responsável por garantir a distribuição dos recursos arrecadados conforme o orçamento, acompanhando e controlando os gastos públicos

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
27/03/2023 16h47

Foram entregues nesta segunda-feira (27/03), pela vice-governadora Hana Ghassan Tuma, as novas instalações do Tesouro Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e da Central de Monitoramento de Trânsito, que funciona no órgão central da Sefa em Belém. 

O Tesouro é a área da Fazenda Pública responsável por garantir a distribuição dos recursos arrecadados conforme o orçamento, acompanhando e controlando os gastos públicos, sendo responsável pela gestão contábil e fiscal do Estado, pela gestão do Sistema Financeiro Estadual e pelo controle da dívida pública.

Cerca de 60 servidores integram a equipe do Tesouro. A reconstrução geral da área durou seis meses e criou um ambiente mais confortável, seguro, com padrão mais moderno e integrando as equipes de trabalho. Foram retiradas as paredes, criando um ambiente único e as instalações foram adequadas às normas técnicas mais recentes.

As instalações elétricas e de lógica/telefônica seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a climatização utiliza aparelhos com tecnologia inverter para economia de energia. Todo o mobiliário foi substituído e foram instaladas divisórias baixas criando um ambiente integrado entre as “estações” de trabalho.

Central de Monitoramento (Cemotran) - A Central de Monitoramento de Trânsito é coordenada pela Diretoria de Fiscalização da Sefa e está em fase de implantação, desenvolvendo o projeto-piloto para ajuste de sistemas informatizados e instalações de câmeras. A Central possui videowall que capta as imagens de várias câmeras e permite o acompanhamento online das atividades de fiscalização nas áreas de fronteira. Atualmente, a Secretaria da Fazenda dispõe de cinco câmeras em duas unidades fiscais: Coordenação do Itinga sentido de entrada e saída e a posto fiscal de São Francisco sentido Santa Maria/Castanhal.

“Entregamos a área do Tesouro estadual com instalações modernas e confortáveis, e temos o novo Sistema Integrado de Administração Financeira Estadual (Siafe), modernizando a gestão financeira e contábil do Estado. Com a Central de Monitoramento de Trânsito, vamos intensificar as ações de fiscalização com o uso intensivo de tecnologia”, informou o secretário da Fazenda, René Sousa Júnior. 

Com a Central de Monitoramento a Secretaria vai poder realizar a abertura automática de protocolo e acompanhamento de veículos, por meio de captura das placas de veículos e o envio de alertas às unidades fiscais. A Cemotran já apresenta os primeiros resultados trabalhando no monitoramento de cargas “sensíveis” e acompanhando cargas com documentos fiscais eletrônicos, em ações que resultaram em apreensões.

A implantação da Central de Monitoramento será gradual, pois há diversas etapas a serem cumpridas para a implantação do Novo Sistema de Fiscalização de Trânsito pela Sefa.