Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Estado participa de Acordo de Cooperação com o MP e outras instituições por ações em favor das mulheres

A Sedap é um dos órgãos estaduais que integra o grupo por oferecer geração de renda para 400 mulheres através das feiras verdes itinerantes realizadas nas  UsiPaz

Por Rose Barbosa (SEDAP)
27/03/2023 16h12

Representantes do Governo do Estado, do Ministério Público do Pará, de instituições de ensino superior e de institutos e entidades não governamentais firmaram, nesta segunda-feira (27), a assinatura de um acordo de cooperação técnica com a finalidade de estabelecer a implementação de ações em favor de mulheres hipossuficientes e em situação de violência doméstica e familiar. O termo foi assinado na sede do Ministério Público.

Pelo governo estadual, além da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), participaram da parceria a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), através da Secretaria de Estado da Mulheres, da Secretaria de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda (Seaster),a Fundação Parapaz além da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher(Deam). 

O acordo estabelece a parceria observando os eixos assistência jurídica; saúde física e mental; e, formação/capacitação profissional, visando a execução de programas de trabalho, projetos/atividades, eventos de interesse recíproco e fomento de ações conjuntas em prol da mulher em situação de vulnerabilidade. 

Renda- Pela Sedap, o termo foi assinado pelo titular do órgão, Giovanni Queiroz. O Ministério Público foi representado pelo Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr.

O titular da Secretaria ressaltou que a iniciativa é importante para agregar secretarias de Estado, entidades privadas, principalmente no nível acadêmico, além de outras entidades, com o objetivo de fortalecer a defesa da mulher vítima da violência. 

Ele explicou que a Sedap é responsável pelas feiras verdes itinerantes realizadas nas Usinas da Paz (Usipaz) e que por isso, a secretaria integra o grupo de instituições que buscam dignidade e melhoria para a vida das  mulheres vítimas de violência familiar e doméstica. 

“Nós que fazemos esse trabalho, das feiras itinerantes, é uma iniciativa inclusive cobrada e sugerida pelo governador. Eu entendo como é importante a participação da secretaria nessa parceria”, ressaltou Queiroz.

Estímulo- A socióloga e técnica da Sedap, Clarisse Leonel, que coordena as ações da secretaria no  TerPaz, informou através da Feira Verde Itinerante são atendidas 400 mulheres nas sete usinas da Paz implantadas pelo Governo do Estado  em Belém. Esse número aumenta para uma média de 1.300 pessoas beneficiadas com a ação, levando em consideração que o resultado do trabalho beneficia as famílias dessas mulheres, como observou Leonel. 

 Elas vendem  variados produtos, como bolsas de juta, bonecos de biscuit, trabalhos em crochê, bijuterias confeccionadas com produtos naturais e guardanapos customizados, além de produtos oriundos da agricultura familiar. Com isso, a Sedap estimula as mulheres a buscar sua independência econômica. 

“São mulheres mães, chefes de família que encontraram na comercialização de seus produtos artesanais uma diretriz para o fortalecimento da política pública de geração de trabalho e renda e melhoria da qualidade de vida. Elas podem fazer um curso de comercialização para artesanato, produzir plantas ornamentais e hortaliça no seu quintal, a Sedap abriu vagas nessas feiras, para que essas mulheres possam vender seus produtos, gerar trabalho e renda, gerar liberdade financeira, autonomia para melhoria da qualidade de vida e empoderamento feminino”, ressaltou Clarisse Leonel.