Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Fapespa estrutura laboratório de pesquisas voltadas para a bioeconomia na Amazônia

Por Giovanna Abreu (SECOM)
25/03/2023 10h25

Buscar alternativas sustentáveis e eficazes para o uso dos recursos naturais da Amazônia, com o foco na conservação ambiental e no desenvolvimento econômico e social estão entre os principais objetivos do Laboratório de Biossoluções e Bioplásticos da Amazônia (Laba), localizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), entregue no dia 15 de março. A criação estratégica do espaço, concebida a partir da ideia de um grupo de pesquisa da instituição, desenvolverá novas possibilidades no ramo da ciência dos biomateriais, teve o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Pará (Fapespa).

“A Fapespa foi fundamental para estruturação do laboratório, por meio do fornecimento de recursos para aquisição de equipamentos e adequação do espaço, obtenção de matéria-prima e também de bolsas para alunos, através de um projeto de pesquisa que envolvia o processo de recobrimento e peliculizacão das sementes da pimenta-do-reino com o objetivo de aumentar o tempo de vida útil de prateleira desse commodity nacional. Estamos muito satisfeitos e entusiasmados com o auxílio do Governo do Estado, para que pudéssemos alavancar o laboratório, que antes era um sonho e agora se tornou realidade”, celebra o coordenador do Laba, Davi Brasil.

A partir deste apoio, foi possível a continuidade de diversas pesquisas voltadas à bioeconomia, também relacionadas ao açaí (fruto e resíduo), mandioca, fármacos, óleos, extratos e bioplásticos biodegradáveis. “Desenvolvemos outros projetos, oriundos de trabalhos internos da UFPA, que envolvem produtos com os insumos da Amazônia, como batons, sabonete, sabão, outros biofilmes com propriedades a serem testadas, materiais que envolvem oleaginosas e produtos da Amazônia”, explica o coordenador.

O Laba é um espaço dedicado à pesquisa e desenvolvimento de soluções biotecnológicas inovadoras para a Amazônia. O presidente da Fapespa, Marcel Botelho, acredita na ciência como a chave para o progresso e o bem-estar da sociedade. “É por isso que investimos em iniciativas com o potencial de transformar o mundo ao nosso redor. Nossa expectativa é que o Laboratório de Biosoluções e Bioplásticos da Amazônia possa contribuir significativamente para o avanço da ciência e para a formação de novos talentos em nosso estado, e apresentar para a sociedade e o mundo o potencial dos produtos e pesquisas realizados por todo o Pará", destaca.

Serviço - O laboratório funciona no Prédio de Engenharia Química da UFPA- Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, na Av. Augusto Corrêa, 01, bairro do Guamá.