Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'AMIGO DA CRIANÇA'

Santa Casa capacita profissionais e estudantes para incentivo ao aleitamento materno

A oficina aborda os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef e pela OMS

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
24/03/2023 20h26

A doação para o Banco de Leite é essencial para a alimentação de bebês prematuros A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) concluiu nesta sexta-feira (24) a terceira oficina de aleitamento materno de 2023. Voltada aos profissionais de saúde que atuam na Santa Casa, em outras unidades hospitalares e na rede básica, além de estudantes da área de saúde. A oficina aborda, de forma teórica e prática, os "10 passos para o sucesso do aleitamento materno", instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A nutricionista Vanda Marvão, responsável técnica pelo Banco de Leite Humano da Santa Casa, explica que como Hospital Amigo da Criança, a instituição é responsável pela divulgação dos 10 passos, que vão desde a disseminação de informações para profissionais, mães e familiares, até o apoio às gestantes, para que a amamentação seja bem-sucedida e em livre demanda, garantindo benefícios para mães e bebês.

"A Santa Casa é um hospital de referência materno-infantil para todo o Estado, e como Hospital Amigo da Criança precisa incentivar o aleitamento materno. Por isso, nós recebemos nesses dois dias de oficina mais de 30 participantes, que estão sendo preparados para orientar a gestante desde o pré-natal, e depois dar informação e apoio também na maternidade onde ela vai ter seu bebê, e que esse bebê saia da maternidade mamando exclusivamente no peito", ressalta a nutricionista.Participantes foram preparadas para orientar a gestante sobre amamentação desde o pré-natal

Também dentro dos 10 passos, os participantes da oficina foram orientados sobre o apoio que consiste em manter as mães e bebês em alojamento conjunto depois do parto, e ajudar mulheres que, por algum motivo, precisaram ficar separadas do seu bebê, para que possam amamentar e manter a lactação até que os filhos possam estar com elas, e ainda evitar que seja oferecido outro alimento ao bebê (com exceção apenas para os casos em que há indicação médica), e bicos - como chupetas e mamadeiras. A oficina também promove a formação de grupos de apoio à amamentação.

Responsabilidade - A estudante de Nutrição Amanda Vilhena participou da oficina, e garante que a ajudou a entender que o apoio à amamentação não é responsabilidade exclusiva de uma categoria profissional, mas de todos. "Além do aprendizado com práticas sobre amamentação, a capacitação promoveu uma troca de experiências sobre o tema, porque o apoio à amamentação não cabe a apenas um profissional. Eu, como futura nutricionista, olhava apenas para o meu papel. Mas na oficina consegui enxergar que o um incentivo ao aleitamento materno também envolve enfermeiros, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, que atuam dentro de suas atribuições e podem também levar essa informação para toda a sociedade. Eu mesma já quero compartilhar com a minha família e amigos", afirma a estudante.

O aleitamento materno traz inúmeros benefícios à saúde da mãe e do bebê, pois o leite materno é o alimento nutricionalmente mais completo para o recém-nascido, e tolerável para o organismo do bebê, e também favorece o vínculo entre mãe e filho.

Doação de leite - Por ser um alimento seguro e completo, a Santa Casa, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Projeto Bombeiros da Vida, desenvolve ações para estimular a doação de leite humano. Todo o leite captado pelo Banco de Leite Humano (BLH) é usado na alimentação de bebês recém-nascidos prematuros ou de baixo peso, que por motivos de saúde não podem mamar e estão internados na UTI Neonatal.

Podem ser doadoras mulheres saudáveis, que estejam amamentando seus filhos e possuam excedente de leite.

Os telefones para cadastro de doadoras são (91) 98899 6326 (WhatsApp)/ 4009-0375/ 4009-2212 e 4009-2311. O cadastro pode ser feito de segunda a sexta, das 08 às 18 h.