Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTÃO PÚBLICA

Centro de Governo vai a Rurópolis e destaca importância da organização social

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/05/2018 00h00

A população do município de Rurópolis, localizado na região de integração do Tapajós, participou na noite desta quinta-feira, 17, na Câmara de Vereadores, de reunião para conhecer o Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, estrutura administrativa implantada pelo Governo do Estado, com sede no município de Santarém, com o objetivo de estabelecer um novo modelo de gestão pública, a partir da governança compartilhada.

A reunião contou com a presença de entidades do setor produtivo, sindicatos de trabalhadores, Prefeitura e Câmara, representantes de instituições públicas estaduais e a sociedade civil. O município, com 49.093 habitantes, segundo estimativa do ano de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é cortado pelas Rodovias Santarém-Cuiabá (BR-163) e Transamazônica (BR-230) e possui características essencialmente agrárias, com mais de 60% da população vivendo na zona rural.

Diante dessas características, o prefeito de Rurópolis, Joselino Padilha, acredita que a presença de uma unidade autônoma do Estado deve ajudar os municípios a diminuírem as distâncias e buscar soluções mais efetivas em relação às demandas apresentadas.

"A distância para a capital é grande, a dificuldade de chegar até uma secretaria é mais difícil. Então, o Centro vem aproximar o governo da sociedade e dos municípios que têm suas carências. Isso é um ato de desenvolvimento e há muitos anos já era para ter acontecido isso, nós ficamos gratos por essa conquista. Rurópolis só tem a ganhar, principalmente, porque somos um município essencialmente agrícola e precisamos sempre dar trafegabilidade às nossas estradas e vicinais", observa o prefeito.

Para o setor produtivo, o Centro de Governo traz novas perspectivas em relação ao desenvolvimento econômico dos municípios. De acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rurópolis, Adaías Torres, esse é o momento, também, da sociedade se mobilizar e se organizar em torno das prioridades essenciais.

"A sociedade também precisa fazer sua parte. Tem que estabelecer seus planos e metas para que possa apresentar uma proposta, para que seja analisada e colocada em prática. Aqui em Rurópolis nós temos um segmento que tem essa preocupação social, independente de bandeira política. Ainda é um movimento tímido, mas está numa crescente. Ano passado, por exemplo, em prol da segurança do município, houve a união de nove entidades. Então eu acredito que a sociedade pode estar contribuindo sim para apresentar algo ao Centro de Governo e este ao Governo do Estado do Pará, para aplicar em nosso município", justifica o representante da classe produtiva.

Para o secretário regional de Governo, Olavo das Neves, é necessário que os municípios estejam organizados e engajados em torno das prioridades que consideram fundamentais para o desenvolvimento. "Ratifico mais uma vez a importância da sociedade se empoderar, no sentido de primeiro conhecer o que você precisa no seu município, quais as necessidades. Nesse sentido, todos são convidados a participar desse processo: Prefeituras, Câmaras e sociedade. Só dessa forma, agindo de maneira bem pensada e articulada, é que conseguiremos obter sucesso e respostas. O Centro de Governo foi criado com esse objetivo, de compartilhar o processo decisório com os municípios, para que o Estado tome conhecimento e realize as intervenções necessárias", declara Olavo.

Além das autoridades mencionadas participaram da reunião representantes da classe política local, docentes, estudantes, profissionais liberais e a equipe do Centro de Governo: Osmarina Pires (coordenador responsável pela área da Saúde); Gustavo Hamoy (coordenador da pasta de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção); Gilberto Aguiar (coordenador de Segurança Pública); Irene Escher (coordenadora de Educação) e Zuíla Wanghon (coordenadora da área de Assistência Social).