Atuação nas políticas públicas de meio ambiente forma o novo perfil da meteorologia da Semas
A atuação da meteorologia em atividades que apoiam várias ações da agenda ambiental das políticas públicas do estado, como mudanças climáticas, gestão florestal, e recursos hídricos, é um novo perfil das atividades realizadas pelo Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). Foi o que afirmou o coordenador meteorológico do órgão, Saulo Carvalho, nesta quinta-feira (23), durante a participação da Secretaria no ciclo de palestras "O futuro do tempo, do clima e da água através das gerações", que compôs a programação comemorativa ao Dia Meteorológico Mundial, realizada na sede em Belém do Centro Regional do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), vinculado ao Ministério da Defesa.
"Existem duas vertentes, uma mais recente e outra mais antiga, de como a gente trabalha a questão de tempo, clima e água na Secretaria. A novidade é que nossas atividades apoiam várias ações da agenda ambiental, como mudanças climáticas, gestão florestal, recursos hídricos, desmatamento ilegal, operações de Comando e Controle. A gente tem visto esta temática dentro de vários programas, várias atividades, como o Programa Amazônia Agora, Redd+; temos dado apoio na questão da bioeconomia também, que está atrelada à temáticas das mudanças climáticas. E nesta nova lógica de fomento às atividades sustentáveis e combate ao desmatamento ilegal. E também no Plano de Recursos Hídricos, que envolve a questão da água e tem uma relação bem estreita com a questão do clima", disse Saulo Carvalho.
O evento foi aberto pelo coordenador do 2º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), José Raimundo de Abreu Souza, que falou sobre a contribuição da sociedade atual para o futuro do tempo, do clima e da água para as futuras gerações. Em seguida, o professor da Universidade Federal do Pará, Dr. Everaldo Barreiros de Souza, palestrou sobre o clima presente e futuro da Amazônia.
O evento contou ao todo com dez palestras e explanações nesta quinta-feira e segue nesta sexta, 24, na UFPA. O tema deste ano da data comemorativa, “O futuro do tempo, clima e água através das gerações”, foi escolhido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) para celebrar o Dia Meteorológico Mundial. O ano de 2023 também marca o 150º aniversário de fundação da Organização Meteorológica Internacional, antecessora da OMM, assim como o 60º aniversário do Observatório Mundial do Tempo.
As comemorações terão como foco o futuro, a juventude, os dados e a ciência abrangendo três elementos: olhar para trás, viver o presente e olhar para frente. "É sempre uma oportunidade de trazer novidades não só para o setor operacional, de pesquisas, de ensino, mas também para a academia, a gente tem muitas novidades. Podemos mostrar como a secretaria trabalha o tempo, clima e água em duas agendas distintas, uma em políticas públicas de mudanças climáticas e de fomento ao desenvolvimento sustentável, e como trabalha na área operacional", diz Saulo Carvalho.