Adepará realiza reuniões para traçar ações do Programa Territórios Sustentáveis
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) por meio da Coordenação do Programa Territórios Sustentáveis vem realizando reuniões este mês com objetivo de traçar as ações que serão realizadas no primeiro semestre de 2023 em diversos municípios do Pará como parte das diretrizes do programa.
A Adepará tem papel importante na implantação do Programa Territórios Sustentáveis em todo o Estado. A Agência é um dos órgãos executores dessa política integrada entre diversas instituições públicas e privadas, além do terceiro setor, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento de base sustentável em todo o território paraense.
Esta semana, a equipe do programa reuniu com a Gerência de Educação Sanitária para discutir uma ação integrada que possa mostrar ao produtor rural como ele pode se beneficiar dos serviços disponibilizados pela Adepará, como o registro de estabelecimentos que processam produtos de origem animal e vegetal e a obtenção dos selos artesanais, que atestam qualidade aos produtos agropecuários locais.
A Fiscal Estadual Agropecuária, a engenheira agrônoma Ana Gabriela Polaro, que coordena o programa na Adepará, explica que a estratégia para 2023 é levar o programa para regiões com potencial de desenvolvimento socioeconômico com ações de educação sanitária e vistorias técnicas.
“O trabalho da Adepará estará focado em dois tipos de ações. As ações de educação sanitária que serão realizadas em 29 municípios e as vistorias técnicas que ocorrerão em estabelecimentos e revendas agropecuárias, onde será recomendada a adesão ao programa para produtores que tiverem interesse em participar”, ressaltou a coordenadora.
Fomento - A Adepará atua junto ao programa Territórios Sustentáveis com a responsabilidade de promover o cadastro de propriedades rurais, com exploração pecuária e/ou produção agrícola, atualizar cadastros, registro artesanal de estabelecimentos de origem animal e vegetal, além de ser polo de inscrição presencial de produtores rurais junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA).
Certificação - A Adepará é o órgão do Estado responsável por regulamentar a produção e comercialização de produtos alimentícios produzidos de forma artesanal, por meio da concessão do selo estadual. A atuação da Agência é fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva, pois valoriza os métodos e características regionais, aliados às boas práticas agropecuárias e de fabricação.
Os produtos registrados no órgão podem ser comercializados em todo o território paraense e tem sua qualidade reconhecida, fator que gera confiança aos consumidores. Dessa forma, as comunidades rurais são beneficiadas com a ampliação de mercados e geração de emprego e renda.