Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APOIO

Emater garante assistência a 100% das comunidades rurais de Santarém Novo

Alcance total da zona rural do município impacta na melhoria dos sistemas de produção e na qualidade de vida de pelo menos 200 famílias

Por Governo do Pará (SECOM)
22/03/2023 12h15

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) garante presença em todas as 27 comunidades rurais do município de Santarém Novo, na região do Rio Caeté, que recebem atendimento direto e regular dos técnicos do órgão. A expectativa é que a assistência ganhe reforço com a entrega de um trapiche de uma ponte reconstruída pela prefeitura do município na data de aniversário da cidade, que completou 61 anos no último dia 14.

O Governo do Estado acompanhou a entrega e conta com o apoio da Emater, o que deverá melhorar ainda mais o acesso geográfico dos técnicos da Escritório aos ribeirinhos e também os serviços de orientação para comercialização, distribuição e escoamento de produtos. 

De acordo com relatórios institucionais da Emater, o alcance total da zona rural de Santarém Novo impacta na melhoria dos sistemas de produção e na qualidade de vida de pelo menos 200 famílias, com foco em extrativistas do entorno de uma unidade federal de preservação, a reserva extrativista (resex) Chocoaré-Mato Grosso. As políticas públicas como Merenda Escolar e Cadastro Ambiental Rural (CAR) ajudam, ainda, a garantir infraestrutura e abastecimento alimentar do cotidiano do município, onde se destacam a pesca artesanal e a cata de caranguejo-uçá. 

Mudanças - O recém-inaugurado Trapiche do Carioca já está facilitando o esforço diário de atracamento das canoas e de passagem para as marés e para os manguezais de pelo menos 40 pescadores e catadores de caranguejo que moram na comunidade São João do Peri-Meri, ao longo da navegação no rio Peri-Meri.

O rio Peri-Meri desemboca no rio Chocoaré, o qual, por sua vez, desemboca no rio Maracanã. As principais espécies de peixe na região são bagre, dourada, gurijuba, mandi e piramutaba. 

Quanto à ponte reconstruída, o benefício imediato é sentido por 45 famílias da comunidade Brasileiro. A ponte interliga à Vila de Santa Luzia, no município contíguo de São João de Pirabas, e se constitui caminho até a rodovia PA-124. 

“A fim de manter a dinâmica de cobertura total da zona rural do município, precisamos garantir e preservar os acessos dignos e seguros às comunidades. Não é só uma questão de qualidade de vida e de promoção do ir e vir para as próprias famílias; incluímos a perspectiva de que a Emater é presença física dentro das propriedades, vive a realidade desse dia a dia e participa da assistência desde a produção até a comercialização, até o escoamento”, explica o chefe do escritório local da Emater em Santarém Novo, o engenheiro agrônomo Francisco de Sousa. 

Histórias - A história da Emater no município se entrelaça com a do casal Motta, proprietário dos 75 hectares da Fazenda Flor-de-Lis, no Ramal do Pirateua. Atendidos desde 2006, os fruticultores Mauro Alex, de 56 anos, e Cristina do Socorro, de 50 anos, trabalham com açaí, abricó, cupuaçu e taperebá, além de pecuária leiteira e criação de porcos. “A gente não pode reclamar da Emater, que sempre esteve à disposição e sempre ajudou muito”, conta Mauro. 

Um dos suportes tem sido em relação ao inventariamento da flora e à documentação para a instalação de uma unidade de beneficiamento de polpas, com capacidade para processamento de 500 quilos por dia. 

A previsão é que a agroindústria comece a funcionar nos próximos dois meses e abrigue contratos de compra e venda de fornecimento de matéria-prima com os agricultores vizinhos, com vistas a mercados estendidos para fora do Pará, como Paraíba e São Paulo. 

“A Emater nos incentiva a pensar e a nos estruturarmos não somente grande, como coletivamente, e isso é um ganho para toda a comunidade e para todo o município”, situa o agricultor. 

Texto: Aline Miranda/Ascom Emater