Codec estimula desenvolvimento regional com programa de apoio a municípios paraenses
Iniciativa já atua em 16 municípios do estado e planeja alcançar pelo menos 7 Regiões de Integração até o fim de 2023
Estimular o desenvolvimento econômico e social dos municípios paraenses, de forma participativa, é o principal objetivo do Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Local, conduzido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) em todo o Estado. A ação busca fomentar a criação de políticas públicas específicas para o estímulo ao desenvolvimento econômico, com a participação do poder público, entidades de classe e representantes do setor produtivo, isto é, aqueles atores que desenvolvem atividades econômicas.
As ações do programa, instituído pela Codec a partir de 2019, são iniciadas a partir da formalização da parceria com os municípios e compreendem: a realização de estudos diagnósticos sobre as potencialidades econômicas de cada localidade; propostas de implementação de políticas públicas, como a Lei Municipal de Incentivos Fiscais; seminário de desenvolvimento econômico; e, por fim, elaboração do Guia do Investidor, instrumento que é entregue ao município para colaborar com a divulgação de suas principais oportunidades econômicas.
“Essa é uma ação da Codec que está diretamente atrelada ao Plano Plurianual do Estado (PPA), e é por meio disso que estamos conseguindo chegar a diversos municípios e regiões, estimulando debates com todos os atores envolvidos no processo de desenvolvimento econômico, e buscando contribuir para a criação de grupos integrados de gestão e de conselhos de desenvolvimento econômico. O nosso objetivo maior é contribuir com ações de estímulo ao desenvolvimento dos municípios e, consequentemente, torná-los mais atrativos para a realização de investimentos”, explica o presidente da Codec, Lutfala Bitar.
De acordo com ele, a atração de investimentos econômicos para o Estado depende de políticas públicas que possam estimular as atividades econômicas. “Neste sentido, os Distritos Industriais geridos pela Codec e a implantação de novas áreas industriais são exemplos da implementação dessas políticas a fim de que cumpram com o seu papel como instrumentos para o desenvolvimento econômico”, complementa o presidente.
Atualmente, a Companhia desenvolve ações em 16 municípios. São eles: Oriximiná, Parauapebas, Capanema, Capitão Poço, Rondon do Pará, Santarém, Paragominas, Abaetetuba, Itaituba, Ipixuna e São Miguel do Guamá. Os outros cinco, Castanhal, Breves, Benevides, Moju e Barcarena, apesar de já terem sido beneficiados com a entrega de Guias do Investidor, seguem contando com o acompanhamento e direcionamento de investidores, além de parcerias tanto para a gestão do Distrito Industrial já existente, como é o caso de Barcarena, como também frente a processos de implantação de novas áreas industriais, como ocorre em Castanhal.
Apoio - Em Paragominas, município que formalizou parceria com a Codec para execução do programa em 2021, tem recebido técnicos da Companhia que vêm realizando visitas a empresas, a fim de conhecer as demandas e necessidades, além de reuniões com a Prefeitura Municipal para discutir o projeto de um novo Distrito Industrial e a ampliação do Polo Moveleiro.
“A Codec vem sendo uma parceira na idealização dos Distritos Industriais, tanto do Polo Moveleiro quanto do novo Distrito Industrial. Estamos montando uma estratégia de desenvolvimento em parceria, para atrair empresas e alcançar o crescimento sustentável do nosso município, e a Codec é fundamental nesse processo”, explica o titular da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Paragominas, Alan Melo.
O novo DI de Paragominas já conta com o Projeto Conceitual elaborado pela Codec, que discutindo a iniciativa com representantes locais, com foco nos próximos passos para a sua implementação. A estruturação do projeto faz parte das atividades do Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Local.
Ao longo de 2023, a Companhia prevê ações nos municípios de Belém, Redenção, Tailândia, Bragança, Igarapé-Açu e São João de Pirabas. A meta da Codec é atender 7 Regiões de Integração: Baixo Amazonas, Guamá, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós e Tocantins, completando assim as 12 RI’s do Estado até o final do ano.