JEPs têm primeiros campeões da etapa de Igarapé-Açú
Criado nos Estados Unidos no início da década de 1890, o basquete é a modalidade que apontou os primeiros times campeões da terceira etapa regional dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), em Igarapé-Açú. Na sexta-feira (18), os times de basquete masculino de Maracanã e o feminino de Castanhal conquistaram os primeiros lugares e são os campeões que vão disputar a etapa Estadual, em junho.
Ao redor da quadra de esportes da Escola Cônego Calado, a torcida estava posicionada para acompanhar as partidas que anunciariam os medalhistas do basquete. A primeira disputa foi entre os times de Maracanã e Castanhal, na categoria "A" (de 12 a 14 anos). Cada ponto marcado era comemorado pela torcida, que ao final do quarto tempo, pode celebrar a conquista do município de Maracanã, com placar de 21 pontos, contra 15 de Castanhal.
Titular da camisa 6, o atleta Paulo César Sena Júnior marcou 12 pontos, dos 21 do seu time. Estudante do nono ano, ele joga basquete há um ano. Além do treinamento quatro vezes durante a semana, ele contou com os colegas de time para ser destacar na disputa. "Esse é o resultado do apoio dos outros jogadores, porque alguns deixaram de pontuar e me passaram a bola para eu fazer as cestas. O esforço foi coletivo e agora vamos dar o nosso melhor na etapa estadual", comenta o atleta.
O time de Maracanã teve um mês para se preparar para a etapa regional. O esforço dos alunos deixou a comissão técnica orgulhosa. "Em nossa cidade eles não têm a estrutura ideal, mas é muito gratificante ver que estão se dedicaram e abraçaram a oportunidade", avalia o técnico do time, Zemi Corrêa.
Já na disputa entre os times femininos de Castanhal e Bragança, na categoria "B" (de 15 a 17 anos), quem garantiu a medalha de ouro foram às meninas da Cidade Modelo. As campeãs finalizaram a partida com 32 pontos e o time bragantino não pontuou.
"Encerramos a fase classificatória das modalidades com um número maior de participantes, nos casos do futsal e handebol. Nas finais, observamos o empenho desses atletas e a emoção de cada um após um jogo decisivo. Isso mostrou que todos podem se considerados campeões por terem chegado até aqui representando o seu município", enfatiza o coordenador geral da etapa de Igarapé-Açú, Gilson Pereira.
Neste sábado (19), seguem os jogos das semifinais e finais, que vão definir os representantes da regional na fase estadual, que será realizada de 19 a 24 de junho, em Belém.