Governador acompanha trabalho de assistência às vitimas de alagamento em Bragança
O governador Simão Jatene está no município de Bragança, nordeste do Estado, neste sábado (19), para visitar algumas das localidades atingidas pelas enchentes provocadas pelas chuvas do início da semana. A Defesa Civil Estadual está articulando as secretarias de Estado para atender às pessoas afetadas pelos alagamentos. Até o momento são três famílias desabrigadas e mais de três mil pessoas afetadas, principalmente na comunidade de Maranhãozinho. A prefeitura decretou estado de alerta. Uma sala de situação foi montada no município para o gerenciamento das ações que atendem às famílias.
O governador está no município acompanhado do secretário de segurança Luiz Fernandes Rocha, do coordenador da Defesa Civil, Cel Francisco Cantuária, do prefeito Raimundo Oliveira e autoridades municipais.
De acordo com informações da Defesa Civil Estadual, no início desta semana choveu no município aproximadamente 130 milímetros. Isso acabou provocando vários pontos de alagamento na cidade. Na ocasião, a coordenadoria municipal solicitou apoio da Defesa Estadual que imediatamente enviou técnicos ao local, e instalou a sala de situação na sede da Prefeitura de Bragança.
“Foi realizado o levantamento da área atingida e as famílias desabrigadas foram encaminhadas ao abrigo localizado na sede da Guarda Municipal. Nesse momento, iniciamos a mobilização das ações através da secretarias estaduais”, informou a chefe da Divisão de Apoio à Comunidade da Defesa Civil Estadual, major Ciléia Mesquita.
Entre as medidas que já foram tomadas está a ação da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) que juntas estão levantando o número de famílias para o recebimento de auxílio aluguel ou Cheque Moradia.
Já a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) reforçou o atendimento médico nas unidades de saúde, medicação, vacinação e coleta da água dos poços domésticos para verificar a potabilidade da água consumida pela população. Juntamente com a Prefeitura Municipal também foi providenciada a distribuição de água mineral para as famílias afetadas.
“Já estamos articulando ações pró-desastre para as famílias afetadas para verificar se elas têm condições de retornar para suas casas ou conduzidas para outros locais. Postos de coleta de doações também foram instalados nos órgãos de segurança do município”, ressaltou a major.
Serviço:
Postos de Coletas de Doações
12º Subgrupamento Bombeiro Militar (12º SGBM/I)
Rodovia PA-458, que liga Braçança a Ajuruteua
Telefone: (91) 3425-2500
Polícia Militar
Travessa Vigário Mota - Centro, Bragança
Telefone: (91) 3425-1058
Guarda Municipal de Bragança
Travessa 9 de Setembro, 181-259 - Cereja, Bragança