Alunos do Projeto Música e Cidadania se apresentam no bairro do Icuí, em Belém
Os alunos do Projeto Música e Cidadania abriram, na noite de domingo (19), a festividade da Paróquia São José Operário. Os alunos integram o Polo Associação Filantrópica Icuí Solidário – AFIS, do bairro do Icuí, em Belém.
A apresentação contou com a participação dos alunos de flauta doce, canto coral e violão. O projeto, em parceria com a AFIS, atende mais de 400 crianças e adolescentes do bairro do Icuí oferecendo aulas de música gratuitas. Na apresentação, os alunos foram acompanhados pelos professores Joana D’arc Soares (canto coral), Edson Márcio Ferreira (flauta doce) e Luciano Andrade (violão). Atualmente, o projeto que atua em parceria com associações e ONG’s, é coordenado pela servidora Débora Azevedo.
Projeto Música e Cidadania – como uma atividade de extensão da Fundação Carlos Gomes (FCG), o PMC é realizado em parceria com escolas públicas, associações comunitárias e ONG’s, possibilitando a alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), a experiência para a aprendizagem do papel de educador musical, ao mesmo tempo em que expande e socializa suas atividades educacionais, levando ensino musical de qualidade a crianças, adolescentes, jovens e adultos, residentes na periferia da Região Metropolitana de Belém, contribuindo com a construção da cidadania.
Criado em 1999, o Projeto objetiva descentralizar o ensino musical do IECG, suprindo os anseios das comunidades que buscam por atividades para formação cultural de seus jovens e adolescentes.