Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Seap promove curso de gestão de unidade prisional

Por Caroline Rocha (SEAP)
17/03/2023 17h54

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), enquanto órgão integrante do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) do Estado, busca realizar constantes investimentos e melhorias técnico profissionais durante a sua gestão, o que inclui aprimorar a formação dos seus servidores, capacitando-os com equipamentos e conhecimentos adequados para a realização de suas atividades. Nesse sentido, a Seap realizou, nesta quinta (16) e sexta-feira (17), o curso de ‘Gestão de Unidades Prisionais’, voltado para diretores de diversas casas penais da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do interior do estado.

Nacib Jordy (d), diretor de Logística, Patrimônio e Infraestrutura, abordou temas sobre gestão e manutenção do patrimônioDividido em dois dias, a programação, organizada pela Escola de Administração Penitenciária (EAP), buscou nivelar os conhecimentos de gestão, práticas e procedimentos comuns à atividade penitenciária, de modo que o gestor de cada casa penal possa exercer sua administração com base nas melhores práticas de gestão penitenciária e de forma alinhada com a estratégia de gestão da Seap.

De acordo com Paulo Cunha, diretor EAP, a expectativa é criar outras turmas para capacitar todos os gestores das unidades prisionais. “Esse curso faz parte do projeto de formação continuada da EAP, com treinamento e capacitação dos servidores. Também planejamos outros cursos para complementar a formação dos nossos gestores”, afirma. 

Capacitação

A programação do curso de ‘Gestão de Unidades Prisionais’ contou com 10 palestras sobre diferentes temas e áreas da gestão penitenciária. No primeiro dia, Ringo Alex, secretário Adjunto de Gestão Operacional (Sago), falou sobre o Manual de Procedimentos Operacionais da Seap, que é fundamental para garantir que todas as casas penais do Estado sigam os padrões estabelecidos pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), garantindo um ambiente digno e seguro a custodiados e servidores.

“A Seap tem obrigações legais, a custódia atrelada à reinserção social demonstra a criação de mecanismos de defesa específicos no que tange a lei de execuções penais, que é promover o trabalho, a educação, o trabalho religioso e todos os outros provenientes da ressocialização precisam caminhar junto com a segurança para melhorarmos a qualidade do nosso trabalho”, disse Ringo Alex.

Coronel Luís Maués, secretário adjunto de Gestão Administrativa, também participou do eventoAinda no primeiro dia, Nacib Jordy, da Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI), abordou temas relacionados à gestão e manutenção do patrimônio, com: Boas práticas de consumo de combustível; Procedimentos para as solicitações de munições; Manutenção preventiva e corretiva de veículos; Prazos e processos da entrega dos kits de materiais de higiene e limpeza dos custodiados; troca e durabilidade de uniformes, colchões e sandálias para os internos e cuidados necessários com alimentação e refeições.

O curso abordou ainda, palestras sobre práticas e procedimentos da administração penitenciária e da gestão de pessoas, ministrada por Bárbara Dias, da Secretaria Adjunta de Gestão Administrativa (Saga) e por Waldison Colins, diretor de Gestão de Pessoas (DGP), respectivamente.

Abedolis Gonçalves Xavier, diretor do Centro de Recuperação de Mosqueiro (CRMO), que em 2023 completou 30 anos atuando no sistema penal, afirma que a capacitação é muito importante para a administração. “No tempo da Susipe nós não tínhamos nenhum curso para saber como administrar a casa penal, cada um fazia do seu jeito. Agora que as unidades prisionais estão controladas, nós temos o manual de procedimentos operacionais que determina um padrão do que fazer no dia a dia”, fala.

Texto: Yasmin Cavalcante e Paula Magalhães – NCS/SEAP