Emater participa da 63ª Assembleia Geral Ordinária, da Asbraer, em Brasília (DF)
Evento abordou a pesquisa agropecuária, a regularização fundiária, assim como as expectativas dos novos governos para os próximos 4 anos
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) participou da 63ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), nos dias 16 e 17 de março, em Brasília (DF).
Entre os participantes da Assembleia estavam presentes os presidentes estaduais da Emater, em todo o país, também, representantes de entidades de apoio e fomento à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e autoridades políticas, em geral.
Os participantes também discutiram sobre pesquisa agropecuária, regularização fundiária e expectativas dos governos para os próximos quatro anosDirigida pelo presidente, Nivaldo Moreno Magalhães, a Assembleia teve a oportunidade de discutir as demandas de Ater, com suas associadas e atores políticos do governo federal. O encontro também abordou a pesquisa agropecuária, a regularização fundiária, assim como as expectativas dos novos governos para os próximos 4 anos.
O evento contou, ainda, com a prestação de contas e a apresentação do parecer do Conselho Fiscal da Asbraer, ano base 2022; e as eleições dos Conselhos Diretor e Fiscal da Asbraer para o biênio 2021/2023.
"Nós representamos os 26 estados e o Distrito Federal e precisamos que esta associação continue com nível de credibilidade que a entidade sempre teve. A Asbraer é uma associação respeitada internacionalmente que prima pela transparência. Esta Assembleia foi muito importante para as nossas associadas que ganham voz e podem dialogar no cenário nacional", afirmou o presidente da Asbraer, de 2019 a 2023, Nivaldo Moreno Magalhães.
"Trouxemos aqui representantes do governo federal, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa), com isso a gente espera ter dado uma grande contribuição à Assembleia", pontuou.
O Estado do Pará esteve representado no evento. "A Asbraer tem por finalidade fortalecer as atividades voltadas as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural em todo país. Nesses dois dias foram suscitados muitos debates em prol de políticas públicas voltadas a agricultura familiar. A expectativa é que esse trabalho se fortalece cada vez mais em toda a federação, bem como em nossa região, que já tem um grande parceiro e fomentador dessas políticas públicas que é o Governo do Estado", afirmou o presidente da Emater-Pará, Joniel Abreu.
Nova diretoria
Na 63ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer foi realizada as Eleições dos Conselhos Diretor e Fiscal da Associação para o período de 2023 a 2026.
Natalino Avance, da Chapa 01, que também é diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) foi o candidato eleito à presidência da Asbraer para os próximos 4 anos. "Nós temos um desafio enorme de devolver o protagonista da Asbraer. A Associação é fundamental nessa conquista de um orçamento melhor para a Ater pública, essa será a grande prioridade da minha gestão. A Asbraer também tem um papel importantíssimo na sustentabilidade institucional das nossas associadas. É possível contribuirmos para que tenhamos uma extensão mais forte em cada um dos estados", reforçou presidente eleito da Asbraer.
Luciano Brandão da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) foi o o candidato eleito à vice-presidência nacional e Gilson dos Anjos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro/SE), foi eleito o candidato à vice-presidência nacional de pesquisa.