Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIDA E ESPERANÇA

Campanha externa de doação de sangue em Oriximiná vai beneficiar mais de 850 pacientes

A ação foi promovida pelo Hemocentro Regional de Santarém, com apoio da Prefeitura de Oriximiná, e coletou 213 bolsas de sangue

Por Vera Rojas (HEMOPA)
16/03/2023 17h59

A gestão do Hemocentro Regional de Santarém (HRSAN), no Oeste do Pará, realizou neste ano sua primeira campanha externa de doação de sangue no município de Oriximiná, nos dias 14 e 15 (terça e quarta-feira), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A meta de 200 coletas foi superada, com saldo final de 213 bolsas de sangue doadas por voluntários de Oriximiná e municípios próximos. A campanha, realizada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), vai atender mais de 850 pacientes internados na rede hospitalar do Estado.

Fundação Hemopa promove campanhas externas em busca de mais doadores voluntários de sangueSegundo a médica do Hemocentro em Santarém, Selma Soriano, que coordenou a equipe em Oriximiná, o principal objetivo da campanha foi permitir a doação de sangue em municípios mais distantes de Santarém para reforçar o estoque da Fundação Hemopa.

Experiência - A autônoma Tereza Leite Pereira, 50 anos, aproveitou a oportunidade para fazer sua primeira doação de sangue. “Foi uma experiência muito legal. Doar sangue é um lindo ato de amor. Não dói, estou super bem, e ainda tem um lanche gostoso para os doadores”, disse Tereza, já disposta a fazer novas doações.

A distância entre Santarém e Oriximiná é de 148 km. A viagem de barco é feita em 13 horas. Um desafio que não prejudicou a campanha. Segundo a enfermeira e gerente do HRSAN, Rita Favacho, as campanhas externas são fundamentais para aproximar o hemocentro da população e ajudar na conscientização para o ato de doar sangue. Ela destacou ainda a importância do apoio do poder público municipal para o êxito da campanha.

O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, agradeceu cada voluntário da campanha em Oriximiná. “O resultado superou a nossa meta, e vamos ajudar a salvar muito mais vidas. Isso não é só estatística. Isso é vida e esperança de dias melhores para quem necessita de sangue para sobreviver ou melhorar a condição de saúde. Todos estão de parabéns, inclusive as equipes do Hemopa Santarém e da saúde pública de Oriximiná”, frisou Paulo Bezerra.

Critérios para doar sangue:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.