Belém sedia Etapa Metropolitana dos Jogos Estudantis Paraenses
O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu no sábado, 19, a Etapa Metropolitana dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps), nas modalidades coletivas de Basquetebol, Handebol, Futsal e Voleibol (no ginásio do NEL), durante essa etapa metropolitana serão 152 partidas nessas quatro modalidades. Tem ainda, as disputas nas modalidades individuais de atletismo (ginásio da Universidade do Estado do Pará) e natação (piscina da Tuna Luso). As seletivas ocorrerão todos os finais de semana até 9 de junho.
Participam alunos- atletas de Belém, Ananindeua, Marituba e Santa Bárbara, no Masculino e Feminino A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos). Segundo o técnico do NEL, Jorge Paulo da Silva, a Etapa Metropolitana irá selecionar os atletas das modalidades coletivas, que irão disputar a etapa Estadual dos Jeps em junho, "já os atletas das modalidades individuais, com melhores índices, na Etapa Metropolitana irão direto participar da etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorrerão em Manaus". destacou.
Os Jogos Escolares Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes. A atleta Caroline Moraes, da Escola Estadual Isabel Amazonas, de Ulianópolis, medalha de prata na edição 2016 dos Jogos Nacionais na prova dos 75 metros, está novamente na disputa por representar o Pará. Desta vez será na prova dos 100 metros. "Tenho treinado bastante. Da última vez faltou muito pouco para o ouro, espero ter um bom índice na competição, pois fiz o oitavo melhor tempo na última Gyminasiade que participei", disse.
A Gymnasíade, ou Gymnasíada Mundial é um evento multiesportivo que é organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar. Caroline irá participar na categoria B (edição de 15 a 17), no ano são disputadas competições além de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia. Além das competições, os jovens atletas têm a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
Os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, no bairro da Tapanã, que tem um projeto pedagógico voltado para o incentivo aos esportes e as artes também estão na disputa por uma vaga na etapa Estadual. O aluno Kaio Miranda, (15 anos), que foi Victor Van Dorf na peça encenada na escola “A noiva cadáver" de Tim Burton na quinta-feira passada durante o sarau da escola, nos JEPS terá a missão de estufar a rede com muitos gols. “Avalio de forma muito positiva ter oportunidade de participar de atividades fora das aulas normais como português, matemática, história, enfim, teatro e esportes contribuem muito para a vida da gente” disse.