Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Agricultores de seis municípios do Pará recebem orientações sobre as linhas de crédito do PNCF

As ações já beneficiaram este ano mais de 130 agricultores familiares do sudeste do Estado

Por Rose Barbosa (SEDAP)
15/03/2023 17h31

Com a finalidade de levar orientações aos agricultores familiares sobre o acesso ao Terra Brasil, Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) do Governo Federal, a equipe de servidores da Unidade Técnica Estadual (UTE), que funciona na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), já visitou este ano, seis municípios do Estado.

Parauapebas, Marabá, Piçarra, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, na Região de Integração Carajás e Jacundá, localizada na Região de Integração Lago de Tucuruí, foram os primeiros a receberem orientações. Durante as visitas, mais de 130 produtores receberam informações de como acessar o programa.

No ano passado, de acordo com o levantamento da UTE, quase 400 agricultores também receberam as visitas das equipes de técnicos da UTE. Além de orientar os pretensos beneficiários do programa, a ação visa a capacitação dos técnicos das prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) sobre o serviço digital Obter Crédito, que visa agilizar o acesso ao crédito rural para aquisição de terras e infraestruturas básicas e produtivas por meio do Terra Brasil.

 A coordenadora da UTE na Sedap, Martha Pina, explicou que também fizeram parte das ações, visitas técnicas solicitadas pelos agricultores familiares até a propriedade escolhida. “Nos reunimos, também, com os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que é o fórum responsável pelo controle social no programa”, informou a coordenadora.

Os agricultores que participaram das programações, como avaliou Pina, demonstraram atenção e muito interesse em serem beneficiados através do PNCF. “Nós tiramos todas as dúvidas e no final das reuniões, pudemos constatar a atenção dos participantes a tudo que repassamos a eles”, concluiu Martha Pina.

Além da equipe da UTE, as visitas de monitoramento do programa nas propriedades contou com a participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). No Pará, segundo informou a coordenadora da Unidade Técnica, já foram beneficiados seis agricultores com o Crédito Fundiário. Para o ano em curso, segundo repassou, estão previstas a entrega de 320 novos créditos.

Entre os beneficiados está o agricultor Valdir de Santana, do município de São Domingos do Araguaia, que cultiva hortaliças em sua propriedade. Ele disse que os recursos chegaram em boa hora. “Estamos satisfeitos. Essa terra chegou num momento oportuno, para alavancar todo mundo que estava com esperança de um dia possuir uma terra para trabalhar; eu quero agradecer também a assistência técnica que nós estamos recebendo aqui”, destacou o agricultor.

Além da Sedap e Emater, as instituições envolvidas nas ações do PNCF são o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Banco do Brasil. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável também acompanha as atividades do programa.