Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Em Marabá, Unidade Integrada de Segurança Pública tem reforço do Corpo de Bombeiros

5º Grupamento Bombeiro Militar  (5º GBM) passa a contar com uma viatura contra incêndios, o que reduz o tempo de atendimento à população

Por Ascom (Ascom)
15/03/2023 16h23

A Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP), localizada no núcleo São Félix, em Marabá, sudeste estadual, ganhou um reforço, na manhã desta quarta-feira (15). Agora, o 5º Grupamento Bombeiro Militar  (5º GBM) passa a contar com uma viatura contra incêndios, o que diminui o tempo de resposta de atendimento, beneficiando cerca de 70 mil pessoas daquela comunidade. Entregue em abril do ano passado, a UISP é resultado de um acordo de cooperação com a mineradora Vale, e representa melhor infraestrutura para os agentes de segurança, bem como ações efetivas de segurança pública para a população da região. 

O secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, esteve presente na UISP, juntamente com o major Marcos Felipe Galúcio, comandante do 5º GBM (Grupamento Bombeiro Militar), o coronel da Polícia Militar, Benedito Tobias Sabbá Correa e o vereador Márcio Farias Gonçalves, o Márcio do São Félix, representando a Câmara Municipal de Marabá. 

“Estamos fazendo a entrega hoje da unidade do Corpo de Bombeiros permanente, para o complexo São Félix, que já possui uma unidade da Polícia Militar, Polícia Civil, serviço de saúde pública, fruto de uma parceria com a prefeitura Municipal. Esse complexo de segurança pública dará uma garantia ainda maior para a segurança pública da comunidade desse núcleo, com mais de 50 mil habitantes. O governador Helder Barbalho esteve presente na inauguração da UISP e agora entregamos esse reforço do Corpo de Bombeiros”, pontua o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto.

O major Marcos Felipe Galúcio comemorou a entrega do posto do Corpo de Bombeiros e lembrou a importância do reforço para a população. “Vamos diminuir o tempo de resposta de atendimento para aquela comunidade dos bairros São Félix I e II e Morada Nova, o que representa também salvar vidas e minorar prejuízos”, ressalta o major do Corpo de Bombeiros.

O prédio da UISP está dividido em quatro blocos, utilizados pelas Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar. A área completa conta com mais de 40 salas, entre elas, de atendimento, operações, inteligência, celas femininas e masculinas, de armamentos, para delegados, comandantes, além das salas de saúde, que auxiliam ações de saúde com a comunidade local.

Polícia Militar

Além do Corpo de Bombeiros, a UISP, desde a sua inauguração já conta com o trabalho de 37 policiais militares e quatro viaturas. O comandante da 2ª Companhia, que compreende os bairros São Félix, Morada Nova e o município de Nova Ipixuna, 1º tenente Williames Rubens Gonçalves Costalat, afirma que a UISP viabiliza uma maior integração entre os órgãos que compõem a segurança pública do estado do Pará. “O que culmina numa melhor prestação de serviço à população, que mora nos bairros de São Félix e Morada Nova. Hoje a população sente o reflexo dessas melhorias que o governo do estado, junto com o comandante geral da PM, investem e a sensação da segurança irá cada vez mais aumentar”, aponta o oficial. 

Em 2022, a Polícia Militar, por meio da Unidade Integrada de Segurança Pública, recuperou 38 motos, apreendeu 2.000 g de entorpecentes (o que representa R$ 40.000 de prejuízo ao crime), a quantia de R$ 1.1000 de valor patrimonial reavido aos proprietários, 151 bens recuperados de roubo e furtos, o que equivale a 230 mil em patrimônio recuperado, 40 atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica, oito foragidos capturados, 12 armas apreendidas e 238 prisões realizadas. No primeiro bimestre deste ano, já foram realizadas 756 abordagens, com 88 ocorrências registradas, três veículos recuperados, 2.000 gramas de drogas apreendidas e ainda 44 prisões efetuadas.

Repercussão

Cristiane Cardoso Silva, moradora da Rua 15, no Bairro São Félix, ficou satisfeita com o Corpo de Bombeiros mais próximo. “Eu como moradora do São Félix me sinto muito feliz, assim como os moradores do bairro, com mais esse equipamento de segurança pública do Corpo de Bombeiros, porque se caso houver um incêndio de pequenas ou grandes proporções na nossa localidade, logo será contornado, não será preciso atravessar a ponte e toda a cidade, pois a viatura já está de prontidão no São Félix. Sem contar que os Bombeiros atuam também nos primeiros socorros. Nos sentimos seguros, pois sabemos da importância e credibilidade da instituição”, disse a moradora. 

 Texto de Emilly Coelho / Ascom Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará