Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VAGAS

Polícia Civil do Pará está entre aquelas que mais aumentam seu contingente no país

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/05/2018 00h00

Em oito anos o Governo do Pará aumentou em um terço o número de policiais civis que atuam no Estado. De 2011 até então, foram dois concursos públicos para os cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista, um realizado em 2014 e o outro em 2017, que acrescidos da nomeação dos aprovados do concurso de 2010 que na época não foram chamados, fez saltar o número de policiais de um pouco mais de 2 mil para os 3.447 mil atuais.

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil do Pará, Cláudio Galeno, nenhum outro estado brasileiro teve esse incremento em sua força policial. “Posso afirmar sem medo que o governador Simão Jatene foi o grande responsável pela revitalização do nosso contingente policial. Tivemos um aumento no interior muito grande e hoje estamos presente em todos os 144 municípios do Estado. Antes tínhamos delegados respondendo por dois ou até três municípios, agora temos equipes completas em todas as cidades do Pará”, exaltou.

“Para qualquer gestão esse incremento na força policial é um marco. Nenhuma outra polícia civil do Brasil teve uma renovação de quadro tão grande como aqui. Uma marca histórica, lotando duas vezes em quatro anos centenas de policiais e sem atrasar salários, já que em diversos estados, pagar os policiais em dia é outro grande problema”, complementou o delegado geral.

A efetivação de novos policiais no interior pelo último concurso permitiu também que mais policiais pudessem vir para a região metropolitana de Belém e atuar de forma mais especializada. “Estamos agindo forte no combate a homicídios e pudemos fortalecer diversas equipes policiais com esse contingente. Nessa semana, por exemplo, vamos inaugurar a Delegacia de Atendimento ao Adolescente de Ananindeua, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), que atenderá as vítimas de violência doméstica nas cidades de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará; e a Divisão de Homicídios da Região Metropolitana, para atuação na apuração específica de crimes contra a vida, todas elas precisam de policiais atuando, o que se tornou possível com o incremento do nosso efetivo”, explicou.

Números

O aumento de policiais reflete diretamente nos números de atendimentos da Polícia Civil do Pará. Somente em 2017, foram registradas 463.101 mil ocorrências em todo o Pará, instaurados quase 70 mil procedimentos, abertos 22.313 mil inquéritos e cumprindo mais de 4 mil diligências, ouvindo 374.25 mil pessoas.

De janeiro a dezembro também de 2017, foram realizadas 3.133 mil operações policiais, apreendidas três toneladas de drogas, 3.208 armas de fogo, 12 mil carros recuperados e efetuadas 25.173 mil prisões. Além disso, foram instaurados 6.223 mil procedimentos de casos de violência contra a mulher e emitidas quase meio milhão de cédulas de identidade.