Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO

Orlas reconstruídas pelo Governo do Pará fomentam o turismo e a economia paraenses

Estado promove um conjunto de obras e iniciativas para fortalecer potencial turístico do Pará

Por Lilian Guedes (PC)
15/03/2023 09h45

Nova Orla da Avenida Beira-Mar incrementou o turismo em Salinópolis O Pará, com suas belezas naturais, praias, rios e um povo acolhedor, tem um grande potencial turístico, o que é valorizado pelo Governo do Pará. Um exemplo do compromisso do Estado com o segmento são obras de reconstrução e de urbanização de orlas em várias regiões do estado. Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), até o momento, sete orlas já foram entregues para a população, favorecendo o desenvolvimento social e econômico dos municípios.

Orla de Salvaterra foi totalmente reconstruída e um novo espaço foi devolvido à população do Marajó O estado registrou crescimento no número de turistas, de 699 mil visitantes no ano de 2021, para 938 mil turistas em 2022, o que representa um volume maior de 34%. Esses dados somados às obras na Orla da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, entregue pelo Governo em dezembro de 2022, imprimem mudança no lazer e no crescimento empreendedor da região.

Moradora de Salinas, Bruna Amorim trabalha há mais de 5 meses em um estabelecimento às margens da orla. “Logo que tivemos a pandemia, o fluxo de movimento dentro de Salinas caiu bastante, então, como é uma cidade turística onde a gente precisa que venham visitar a cidade, conhecer a nossa culinária, as nossas praias e fazer o turismo, perdemos bastante. Além disso, com o tempo, a erosão foi destruindo toda a frente da nossa praia, mas graças a Deus essa obra surgiu para melhorar também o movimento no estabelecimento. Para mim,  veio para melhorar bastante, principalmente a vida dos moradores daqui, pois precisamos do turismo para sobreviver”, pontuou Bruna.

Salinópolis é um dos grandes atrativos turísticos na Região de Integração do Rio CaetéCom um investimento de cerca de R$ 100 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e de convênios celebrados com as prefeituras, a população das Regiões de Integração do Guamá, Marajó, Rio Caeté e Lago de Tucuruí foi beneficiada com obras de reconstrução e urbanização das orlas. Até o momento, os municípios de Colares, Curuçá, Marapanim, Bagre, Salvaterra, Tucuruí e Salinópolis também foram contemplados com a infraestrutura para o desenvolvimento econômico, de turismo e de lazer. 

Em Salinópolis, a área da antiga pracinha, na Avenida Beira-Mar, foi totalmente reconstruída, devolvendo à população um espaço urbanizado e um ponto turístico importante para a população. Assim como a grande obra executada em Tucuruí. Dos três trechos da orla, o 2º já foi entregue e dispõe de uma extensão de aproximadamente 460 metros às margens do Rio Tocantins, se tornando o novo cartão postal da cidade.

“Já venho aqui há uns 20 anos. Estou contente pela orla assim, e pelo governador Helder, que fez uma coisa que ninguém fez. Estou emocionado. É uma alegria ver as coisas bem feitas. O que mais me chamou atenção é a música, aquela pracinha, a praia. Tudo aqui parece com Portugal. Eu gosto muito de Salinas porque é perto da praia”, disse o turista português Carlos Beirão enquanto visitava Salinas.  

Orla de Curuçá também foi alvo de investimentos do Governo do Estado por meio da SedopOs serviços executados nas orlas contribuem com o movimento nos comércios e com o lazer e a mobilidade urbana da população. Também há ganhos na acessibilidade. Os projetos executados nas orlas dispõem de quiosques, quadras poliesportivas e mirantes. Ao todo, estas obras já geraram mais de 700 empregos diretos e indiretos.

“Em um dos programas de governo, destaca-se a infraestrutura turística nos diversos municípios das 12 Regiões de Integração do Estado do Pará e o governador Helder Barbalho tem sido bastante enfático em prestigiar os municípios que têm vocação para o turismo, promovendo o desenvolvimento. Já investimos mais de R$ 100 milhões, seja através de convênios ou execução pela própria secretaria de obras do Estado do Pará, no sentido de fortalecer, melhorar e criar espaços para que o atrativo turístico se torne realidade para esses municípios, trazendo fonte de renda e emprego. Ficam aqui as nossas considerações, principalmente nas regiões de integração do Guamá, Marajó, Caeté e Tucuruí o qual já estivemos e estamos executando essas obras, inclusive obras já entregues como em Colares, Curuçá, Marapanim, Bagre Salvaterra e recentemente Salinas, dentro do foco de governo que é o desenvolvimento no que tange a vocação em infraestrutura turística e econômica”, ressaltou o titular da Sedop, Ruy Cabral.

Com colaboração de Lucas Germiniani / Ascom Sedop