Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COOPERAÇÃO TÉCNICA

Estado e instituição de ensino superior vão levar capacitação a custodiados

A parceria entre a Seap e Faama proporcionará em unidades penais pesquisa, extensão e cursos profissionalizantes

Por Governo do Pará (SECOM)
14/03/2023 18h46

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Faculdade Adventista da Amazônia (Faama), com sede no município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém, iniciaram na tarde desta terça-feira (14) diálogo para elaboração de um Termo de Cooperação Técnica. A instituição de ensino vai oferecer cursos profissionalizantes e trabalhos de pesquisa e extensão, envolvendo alunos e professores da Faama, para atender aos custodiados do Sistema Penal do Estado.

O titular da Seap, Marco Antônio Sirotheau Correa Rodrigues, recebeu do juiz Wanderley Oliveira, da Vara de Infância e Juventude de Belém, e de Josué Almeida, diretor da Faama, a proposta.

Reunião de gestores da Seap e Faama para discutir o Termo de Cooperação TécnicaDoação de livros - Josué Almeida, além de apresentar os termos do projeto, anunciou a doação de 10 mil livros para a Seap, que serão destinados aos projetos educacionais desenvolvidos nas unidades prisionais do Estado. A Faama atende hoje do maternal ao ensino superior, além de oferecer pós-graduação em três cursos presenciais e 12 no formato de Educação a Distância (EaD).

O diretor de Reinserção Social da Seap, Belchior Machado, explicou que o Termo de Cooperação Técnica visa levar pesquisa, extensão e cursos profissionalizantes aos custodiados. Segundo ele, primeiramente será realizado um projeto-piloto no Centro de Recuperação de Mosqueiro (CRMO), e a partir desa experiência a unidade vai receber os representantes da Faama com seus estudantes, professores e materiais. “É um trabalho de educação, mas voltado também a trabalhar a assistência religiosa e outras assistências gerais que a Faculdade pode suprir, tanto na capacitação como na formação como indivíduo”, disse Balchior Machado.

Texto: Márcio Sousa - Ascom/Seap