Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO

Tomé-Açu, no nordeste, sediará a quinta Escola-Indústria do Chocolate do Pará

A parceria Sedap e Senar, com recursos do Funcacau, leva a tecnologia de processamento do cacau a várias regiões do Pará

Por Carol Menezes (SECOM)
13/03/2023 18h57

O Pará vai ganhar sua quinta Escola-Indústria do Chocolate, instalada em Tomé-Açu, município da região Nordeste. A unidade vai ocupar um prédio histórico cedido pela prefeitura local, juntamente com o Sindicato dos Produtores Rurais do município. As obras já foram concluídas, e em breve será divulgada a data de entrega e de início do funcionamento do complexo de fomento e expansão de conhecimento. 

O objetivo é oferecer cursos voltados a todas as fases de cultivo e aproveitamento do cacau, desde o plantio até a verticalização das amêndoas, e produção de chocolate e derivados. Assim como as outras quatro já existentes, a Escola-Indústria de Tomé-Açu também é instalada com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap).O espaço está pronto e equipado para sediar mais uma Escola-Indústria do Chocolate no Pará

As outras unidades em funcionamento estão no oeste paraense, nos municípios de Altamira e Medicilândia, área de vasta produção de cacau; em Castanhal, na Região Metropolitana de Belém, e em Igarapé-Miri, também no nordeste.

Além das fixas, há uma unidade-piloto móvel de processamento de chocolate, em um ônibus adequado para levar tecnologias e processos desenvolvidos com capacidade de difusão para outros municípios produtores no Pará.

A implantação das escolas é fruto de convênio entre a Sedap e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no valor de R$ 790 mil. As unidades em funcionamento atenderão cerca de mil produtores por ano.

Verticalização - O projeto inovador, e o primeiro do Senar em nível nacional, possibilita a verticalização da produção de cacau no Estado, atualmente o maior produtor mundial da amêndoa, por meio da geração de conhecimento, agregando valor ao cultivo do fruto e incentivando o produtor rural a investir na produção de chocolate. 

A iniciativa contempla a instalação das cinco escolas nos municípios de Altamira, Igarapé-Miri, Tomé-Açu, Medicilândia e Castanhal, e ainda a implantação da unidade móvel para produção de chocolate.