Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Workshop sobre saúde e sustentabilidade envolve parte da rede de hospitais públicos

CIIR sediou o evento promovido para refletir sobre as experiências exitosas na gestão de unidades de baixa, média e alta complexidades

Por Vera Rojas (HEMOPA)
11/03/2023 14h33

Apresentações musicais e exposição de experiências exitosas de sustentabilidade integraram a programação do workshopA gestão do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, encerrou, na tarde desta sexta-feira, 10, o 2º Workshop Nacional de Gestão INDSH, realizado nos dias 8, 9 e 10, que debateu o tema "Transformando a Governança Sustentável em Cuidado Centrado na Pessoa", com a participação de mais de 100 pessoas, entre autoridades locais da saúde e gestores de hospitais públicos do Governo do Pará, de baixa, média e alta complexidades, administrados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Na ocasião também foram apresentados casos de sucesso ligados à gestão hospitalar e de sustentabilidade.

Os cases de projetos e ações de gestão foram apresentados pelas unidades CIIR, Hospital Jean Bitar (HJB), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Hospital Geral e Tailândia (HGT), Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), Policlínica dos Caetés, Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea) e Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), que, juntos, oferecem 508 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e, somente ano passado, garantiram mais de 700 mil atendimentos com maior relevância nas diversas especialidades, e impactaram positivamente na melhoria contínua da saúde pública no Estado.

O workshop contou com a participação do secretário Adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz Santos Júnior, que falou da importância da assistência do CIIR às Pessoas com Deficiência no Estado, além da importância da parceria com o INDSH. "Agradeço a parceria do INDSH com a Sespa, assim como a diretoria do CIIR, que muito nos orgulha, pois a saúde pública precisa de parceiros que não se contentem com o básico, mas sim, que queiram sempre evoluir".

CIIR- A gestão de sustentabilidade desenvolvida pelo CIIR foi apresentada pela presidente da Comissão de Sustentabilidade, Luciana Rocha, que destacou o Projeto EcoCIIR – Coleta de Resíduos para maior consciência ambiental e integração à rede de apoio de proteção do CIIR ao meio ambiente.

O projeto conta com as parcerias com a E+ Recicllagem, com a Equatorial e com o Instituto Alachaster .

 E+ Recilagem- Os colaboradores levam resíduos de suas casas para os pontos de coleta no CIIR, como papel, plástico, metal e tetra park. A ação reconhece, mensalmente, o colaborador que mais contribuiu com a ação: “Atitude Sustentável”. O material coletado é contabilizado e, no final do ano, é realizado sorteio. Os contemplados recebem o desconto em sua conta de energia elétrica.

Instituto Alachaster- Projetos socioambientais em apoio  à saúde, arte, cultura, educação e esporte, além de preservação ao ambiente.

Eco Ponto - Amplia os tipos de materiais coletados, como tecidos, eletrônicos, vidros, esponja e óleo de cozinha.

Confecção de eco bags – Realiza a reciclagem de uniformes descartados, reaproveitando o tecido e transformando em ecobags.

Oficinas e educação ambiental – Oferecidas aos usuários e colaboradores.

Entre 2018 até 2022, mais de 600 mil toneladas de resíduos reciclados. 

HMUE- Recém-gerenciado pelo INDSH, a gestão do Metropolitano recebeu visita técnica a todos os setores assistenciais. Houve ainda apresentação das melhorias agregadas ao bem-estar dos usuários, como a ampliação do número de leitos, modernização do parque tecnológico e revitalização do pronto atendimento. Os resultados dos projetos de sustentabilidade, elaborados e desenvolvidos na unidade, também foram destacados.

HJB- O diretor Executivo da unidade hospitalar, Giovani Merenda, durante sua apresentação, destacou as duas principais linhas de cuidado do HJB: cirurgia bariátrica e o atendimento hospitalar do paciente Transgenero. Hoje, a unidade hospitalar vem cumprindo a meta contratual de 50 cirurgias bariátricas por videolaparoscopia, mensalmente. Para isso, foram montados protocolo clínico, fluxos de atendimentos com envolvimento da equipe multidisciplinar com definição das responsabilidades de cada profissional no cuidado integral do paciente . No aspecto da sustentabilidade, o HJB exibiu percentual com tendência positiva a diminuir os resíduos destinados aos aterros sanitários. Entre 2018 e 2022, foram coletados 40.309 quilos de resíduos recicláveis, um aumento de mais de 15 mil quilos. O cultivo de horta hipodrônica também ganhou destaque na apresentação.

HGT- O diretor Executivo do HGT, Cristian Tassi, apresentou a reestruturação do Pronto Atendimento (P.A), o acolhimento com Classificação de Risco, implantação do Protocolo de Sepse, implantação do Time de Resposta Rápida (TRR), implantação do serviço de Hemodiálise, implantação da Farmácia Satélite, implantação do PIT STOP de Cirurgia Segura, projeto Laços de Amor e as ações de sustentabilidade como a Hortoterapia.

HRPC- A gestão da unidade hospitalar do HRPC apresentou os avanços do centro de hemodiálise da unidade, mostrando desde a implantação da estrutura física até contratação de profissionais, como a aquisição de equipamentos, aquisição de materiais, validação do tratamento da água, contratação de mão de obra qualificada, curto prazo para capacitação e inserção da equipe multiprofissional. Na oportunidade foram apresentadas as ações de sustentabilidade realizada no hospital.

Cultivo de hortaliças é prática adotada em algumas unidades para fomentar a segurança alimentar e aproveitar áreas ociosasSegundo a diretora executiva do CIIR, Rejane Xavier, durante o workshop foram destacadas ações que promovem equidade em saúde, retornos sociais e melhorias no acesso à assistência pública, coordenação e integração do cuidado aos usuários.

“É uma honra para a gestão do CIIR sediar este workshop pelo segundo ano consecutivo. O evento oportuniza conhecer os cases de sucesso dessas unidades. Muito importante destacar a troca de conhecimentos que, certamente, será replicado entre os profissionais das unidades que participaram deste evento de educação em saúde e sustentabilidade, que trouxe um tema inovador. Todos estão de parabéns”, destacou a gestora, ao agradecer sua equipe pelo empenho na realização e acolhimento do workshop. Ela estendeu os agradecimentos ao apoio Governo do Pará, por meio da Sespa, pelos avanços obtidos, continuamente, pelas unidades administradas que beneficia, diretamente, os usuários dos serviços.

Foco - Rejane Xavier ressaltou que o evento teve foco no paciente e suas necessidades, desejos e preferências individuais, sem esquecer da humanização no cuidado que impacta diretamente na satisfação dos pacientes e atende as metas estabelecidas pela Sespa.

Segundo o presidente do INDSH, José Carlos Rízoli, “o workshop foi muito importante para troca de informações e conhecimento de experiências exitosas, que mostraram a qualidade, o profissionalismo e a total dedicação das unidades que apresentaram suas estratégias de gestão. Todos estão de parabéns, em especial, a equipe do CIIR pela organização primorosa do evento. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer também a parceria com o Governo do Pará, por meio da Sespa”.

O evento foi encerrado com o reconhecimento aos colaboradores com quatro anos de CIIR, comemoração dos aniversariantes do mês, com apresentação musical em parceria com a Fundação Carlos Gomes, e apresentação de dança em cadeira de rodas, realizadas por dois colaboradores do CIIR.

Estiveram presentes no evento o diretor operacional Norte/Leste, José Neto; a diretora operacional Sul/Sudeste, Lílian Buse; o diretor operacional Norte/Oeste, José Luiz Gasparine, todos do INDSH.