Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Encontro articula ações de alinhamento para estruturação do Plano Norte + Sustentável no Estado

Por Rose Barbosa (SEDAP)
10/03/2023 15h28

Alinhar condutas de estruturação do Plano Norte + Sustentável foi o objetivo da reunião realizada nesta sexta-feira (10), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Plano trabalha com as ações executadas ou planejadas pelos órgãos estaduais das esferas pública e privada. Além de servidores do ministério, o encontro contou com a participação de representantes do Governo do Estado, da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) e instituições que atuam no setor produtivo.

O Plano Norte + Sustentável tem como objetivo contribuir para a melhoria na geração de renda com a produção de alimentos seguros e saudáveis, ampliando os canais de comercialização para criar oportunidades de negócios, com equilíbrio entre eficiência produtiva, benefício social e conservação ambiental. A  proposta do Mapa, dentro do Plano Norte +Sustentável, é tomar o Comitê Gestor do ABC, que é um fórum já instituído no Pará, para implementar as ações que a iniciativa federal vai desenvolver em nível local. 

O secretário Giovanni Queiroz, titular da Sedap, participou da reunião e destacou que o Norte + Sustentável vem ao encontro dos projetos que já são trabalhados pelo Programa Amazônia Agora, do Governo do Estado. “As ações aproximam-se daquelas que o governador Helder Barbalho preconiza: menos desmatamento, mais produção e socialmente justo para toda a nossa população, para uma área produtiva com sustentabilidade”, observou o gestor da Sedap.

Durante a reunião, os integrantes do Ministério da Agricultura, que estavam acompanhados também pelos representantes da Superintendência Federal de Agricultura do Pará e da GIZ, que é a agência de cooperação alemã, apresentaram informações gerais sobre o Plano Norte + Sustentável, como a realização de oficinas territoriais que visam discutir a estruturação da iniciativa – a mais recente realizada no município de Altamira, na última quinta-feira (9). Também solicitaram mais informações a respeito de ações estaduais, como o Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono (ABC+Pará).

O titular da Sedap e a equipe de técnicos da secretaria deram um apanhado para os membros do Ministério da Agricultura sobre as ações que já estão sendo trabalhadas neste sentido. ”Enquanto se discute e planeja mais, vamos fazendo e a gente vai acertando o passado, o que inclui desde a linha de crédito junto aos bancos oficiais ou privados e a partir daí a assistência técnica, levando conhecimento de novas tecnologias para mais produzir e mais renda familiar podemos auferir em benefício do cidadão”, enfatizou Queiroz. 

Parâmetros- Membro do Comitê Gestor Estadual  do ABC+ pela Sedap, a engenheira agrônoma, Heloísa Figueiredo, detalhou durante o encontro, a fase atual do Plano Estadual do Baixo Carbono. “O plano já foi finalizado pelo Comitê e todas as metas já foram aprovadas, agora estamos na fase apenas de formatação do documento para encaminhar para publicação oficial do plano; a próxima fase será a de implementar as estratégias de implantação do plano ABC em todo o território estadual; são estratégias de sensibilização, de incentivo, de encontros, reuniões e seminários, capacitações nos sistemas de produção sustentável indicados pelo Plano ABC”, detalhou a engenheira agrônoma. 

As regiões (territórios) já definidas no Estado onde o plano Norte+Sustentável será executado serão o Marajó, o Baixo Tocantins e o Xingu. “Em cada ‘território’ serão estabelecidas quais as cadeias a serem trabalhadas”, explicou a engenheira agrônoma. 

No Xingu, por exemplo, conforme revelou Heloísa Figueiredo, as cinco cadeias inclusas na iniciativa foram da pecuária, do corte, do  leite, os sistemas agroflorestais e a pscicultura. 

 A reunião contou, ainda, com a participação dos representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará(Fetagri), da Agência de Defesa da Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), do Banco do Brasil, da Emater e da  Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).