Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Saúde dos rins é tema de ação de conscientização no Hospital de Tailândia

Unidade promoveu o 'I Workshop Renal' sobre a prevenção da doença renal crônica e a importância do consumo de alimentação saudável

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
10/03/2023 13h47

Em comemoração ao mês dedicado à saúde do rim, que tem seu dia lembrado, anualmente, na segunda quinta-feira do mês de março, nesse ano em 9/03, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou, por meio da equipe de nefrologia e do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realizou o “I Workshop Renal” com o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção da doença renal crônica, importância do consumo de alimentação saudável, direitos e saúde mental de pacientes com insuficiência renal. Na ocasião, foi distribuído material informativo de educação em saúde aos usuários, acompanhantes e colaboradores.

A nutricionista Clínica, Katrinne Mayanne, explica que pessoas que têm diminuição da função dos rins também devem ter uma alimentação equilibrada para receber todos os nutrientes necessários e, assim, garantir um bom funcionamento do organismo, porém, algumas medidas devem ser adotadas para que os rins doentes não trabalhem, excessivamente. “É importante trabalhar a prevenção da doença renal com uma alimentação saudável com a redução de consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcar e sódio”, pontuou.

Evento - Na manhã de quinta-feira (9), o evento foi na Recepção do Pronto Atendimento (P.A) e, objetivando alcançar mais público, algumas comissões deslocaram-se aos demais setores da unidade levando as mesmas informações aos colaboradores e usuários. O estande do evento contou com profissionais da Enfermagem, Serviço Social, Nutrição e Psicologia para a abordagem dos temas.

A enfermeira Nefrologista, Jenifer Ribeiro, comenta que a lembrança desta data é importante, pois a cada 10 pessoas, uma é diagnosticada com DRC. Além de hábitos saudáveis, existem algumas formas de detectar precocemente a saúde do seu rim, através dos exames de creatinina e urina. “Aproveite essa campanha e dê uma atenção para o seu rim, cuide muito bem deles, pois não é só beber água que vai prevenir a DRC, é melhor prevenir que remediar”, finalizou a profissional.

Hemodiálise - Desde o dia 13 de setembro de 2022, foi implantado serviço da Hemodiálise na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), para pacientes em Urgência Dialítica e Insuficiência Renal Agudo (IRA) e, desde a implantação da hemodiálise, os profissionais da Assistência têm detectado melhoria na qualidade da assistência aos pacientes que necessitam do serviço. Atualmente, no HGT, a hemodiálise é oferecida para usuários internados com diagnóstico de insuficiência renal aguda, na UCI, e em breve será ampliada com a oferta de novos leitos Ambulatoriais.

A usuária Ana Carolina Barbalho, 20, que acompanhou a ação, comenta que nunca havia tido contato com o tema de insuficiência renal. Ela acrescenta que essas ações de informar a população é importante, para que cada vez mais, as pessoas adotem um comportamento mais responsável com a própria saúde. “O que mais me chamou atenção foi quando as nutricionistas nos mostraram a quantidade de açúcar e sódio que estão contidos nos biscoitos e bebidas industrializadas. Isso é um alerta para a forma que estamos nos alimentando”, disse a estudante.

Expansão - Desde o dia 25 de junho de 2022, com a assinatura do Termo Aditivo de contrato para ampliar, o HGT está em obras de novos espaços propostos para melhorar ainda mais a assistência prestada à população da região do nordeste paraense. Até 2023, o Governo do Pará vai ampliar a estrutura do HGT com 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) para neonatal/adultos, e mais um Centro de Hemodiálise com 20 cadeiras.

SERVIÇO

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.31210.

A unidade dispões de 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.