Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECURSO

HRPC utiliza musicoterapia no tratamento e reabilitação de pacientes internados

Processo terapêutico é utilizado para prevenção e recuperação da saúde dos pacientes que necessitam de cuidados

Por Joelza Silva (HRPC)
10/03/2023 09h40

O Hospital Regional Público dos Caetés, em Capanema, na região de integração do rio Caeté, investe no trabalho de humanização levando música ao ambiente hospitalar, ajudando no tratamento e reabilitação de pacientes internados.

Pensando na importância, inclusive emocional, da música ao longo da trajetória de vida de uma pessoa, a gestão hospitalar do HRPC, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), levou para os corredores do hospital um saxofonista, que trouxe harmonia para os ouvidos, deixando os pacientes e equipe das internações, sala de espera, recepção e hemodiálise emocionados.

Para o gerente administrativo e financeiro Juliano Botero, o paciente não escolhe estar em uma cama de hospital, sentindo o abalo emocional pelo momento difícil que está passando, por causa de uma doença ou acidente. “A gestão hospitalar, pensando nisso, fez essa ação para aliviar os traumas e angústias, deixando o paciente o mais confortável possível durante o seu tratamento, que consequentemente trará a ele uma melhor recuperação”, afirma.

Raimundo da Silva, 63 anos, agricultor do interior de Bragança, está exatamente há dois meses internado no HRPC, para o tratamento de diabetes, agradeceu pelo momento de acolhimento.

“Eu achei muito bonito e maravilhoso esse momento com o músico. Eu adoeci e vim pra cá, mas estou muito feliz pelo tratamento recebido aqui, onde todos os colaboradores são muito alegres. Sempre ouço uma música ou hino, e me faz muito bem”, contou.

Terapia - A musicoterapia é caracterizada como um processo terapêutico utilizado para prevenção e recuperação da saúde dos pacientes que necessitam de algum cuidado hospitalar.

A psicóloga da equipe multiprofissional da hemodiálise, Alana Oliveira, diz que além de proporcionar bem-estar, relaxamento e acolhimento, a música alivia a atenção e ansiedade dos pacientes.

“Qualquer tipo de atividade terapêutica incluindo a música, tira o foco desse transtorno não só para os pacientes em hemodiálise, mas também para os internados. Essa realmente é uma ação de humanização, pois é de pensar no outro e de mostrar que o hospital quer proporcionar algo para que eles se sintam acolhidos e cuidados também no seu lado humano, não só na parte clínica ou voltado na doença em si”, declarou a profissional, que também é membro do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

Serviço: O Hospital Regional Público dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade atende usuários 100% Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462-3051. 

Texto: Marcelo Zeno/Ascom HRPC