Equipe do Hospital Regional do Araguaia vai às ruas informar sobre sobre saúde renal
Também foram realizadas ações de conscientização no ambiente hospitalar, durante abordagens a usuários
Em alusão ao Dia Mundial do Rim - 09 de Março -, o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), localizado no município de Redenção, realizou na última quarta-feira (08) ação voltada à prevenção e conscientização sobre doenças renais. O Setor de Nefrologia e o Centro de Ensino e Pesquisa (CEP), em parceria com acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Integrada Carajás, abordaram usuários do Hospital para explicar sobre os principais sintomas das doenças renais, prevenção e diagnóstico. A ação também foi realizada fora do ambiente hospitalar, com abordagem a pessoas nos semáforos.
Em 2023, o tema da campanha é "Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”, em referência a ocorrências como a pandemia de Covid-19 e catástrofes naturais. As doenças renais são geralmente silenciosas e afetam um em cada 10 adultos, por isso é importante e urgente reconhecer os sintomas, os fatores de agravo e as formas de diagnóstico.
Segundo o enfermeiro especialista em Nefrologia, Jonathan Silvério, as doenças renais têm fácil identificação, e quanto mais cedo descobertas, mais eficiente é o tratamento. “Geralmente, o diagnóstico é realizado de forma rápida e barata, com exames de urina e dosagem de creatinina, evitando a piora da doença e o sofrimento do paciente”, informou.
O HRPA atende pacientes de média e alta complexidade, sendo referência no tratamento em Nefrologia no Sul do Pará, com uma equipe especializada e equipamentos de alta tecnologia para atender usuários renais crônicos.
Texto: Débora Barbosa - Ascom/HRPA