No Dia de Combate ao Sedentarismo, Seel reforça importância de atividades físicas
Secretaria desenvolve políticas públicas de incentivo a modalidades por meio de programas como “Vida Ativa na Terceira Idade" e "Talentos Esportivos"
O Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo é lembrado na próxima sexta-feira (10) com objetivo conscientizar a população sobre os riscos do sedentarismo para a saúde e incentivar a prática regular de atividades físicas.
Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), até o ano de 2030, o sedentarismo pode levar 500 milhões de pessoas a desenvolverem doenças cardíacas e obesidade, diabetes ou outras doenças não transmissíveis devido à falta de atividade física.
No Pará, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) desenvolve políticas públicas de incentivo a atividades físicas por meio de programas como “Vida Ativa na Terceira Idade”, que atende pessoas com mais de 50 anos, envolvendo-as em atividades de ginástica, aerodança, ritmos, yoga, alongamento, treino funcional e memorização, com turmas regulares nos polos da Tuna Luso Brasileira, Universidade Estadual do Pará (Uepa), Escola Barão do Triunfo, na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Asalp) e no 1° Centro Regional (Cohab de Icoaraci).
Dinamar Wanzeler, de 74 anos, é aluna da hidroginástica do “Vida Ativa” há 12 anos e ressalta a importância da atividade física em sua vida.
“Eu sempre entendi a importância em fazer exercícios para manter uma vida saudável, por isso há tanto faço parte do programa na hidroginástica. É um benefício para a minha saúde física e mental; sempre me sinto muito bem quando participo das aulas”, ressalta Dinamar.
A coordenadora do “Vida Ativa”, Márcia Reis, comenta a importância do programa na inclusão da prática de exercícios no cotidiano.
“O Vida Ativa é um programa que permite aos alunos uma experiência única, com atividades que unem saúde, bem-estar e proporcionam a eles uma vida saudável e mais feliz”, enfatiza.
Outro programa da Seel que estimula o combate ao sedentarismo é o "Talentos Esportivos", voltado para jovens que não possuam condições financeiras de custear atividades esportivas. As aulas são ofertadas gratuitamente, em parceria com a Uepa, que cede espaço para a realização das atividades, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através de cooperação técnica por meio da cessão de professores. Diversas modalidades são ofertadas como saltos ornamentais, ginástica artística, treinamento funcional, tênis de quadra, futsal e basquete.
Medalhista em torneios nacionais e internacionais, Calina Mendes de 16 anos, é aluna da ginástica artística do “Talentos Esportivos” e conta como o programa contribui para um estilo de vida saudável. “A ginástica me proporciona uma experiência única, contribui com a minha saúde, através de um exercício que eu gosto de praticar, é sempre muito prazeroso de treinar”, ressalta.