Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CUIDADOS

Hospital Galileu promove ações de cuidado no Dia Internacional da Mulher

Unidade promoveu palestras enfatizando a importância do cuidado com a saúde emocional

Por Ascom (Ascom)
09/03/2023 10h14

Como forma de homenagear, valorizar e mostrar a importância da mulher na sociedade, sobretudo no ambiente corporativo e no setor da saúde, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Grande Belém, protagonizou uma série de ações na última quarta-feira (8). Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a unidade promoveu limpeza de pele, design de sobrancelhas, massagens e corte de cabelo. Além disso, as profissionais também participaram de roda de conversa para a troca de experiências e falar sobre saúde emocional.  

A assistente social Susane Pires participou da ação. Para ela, o momento trouxe várias reflexões. “Tivemos uma conversa com a nossa gestora. Foi importante para a mulher ser vista, lembrada e reverenciada no local em que trabalha. Os procedimentos de beleza também são cuidados muito importantes que o Galileu ofereceu, neste dia tão especial, como forma de ressaltar a estima do cuidado com a mulher”, disse.

Quem também participou da programação foi Juliana Rodrigues, supervisora de Gestão de Pessoas. Para ela, o dia 8 de março é um marco social e profissional. “A data é importante no ambiente de trabalho, onde as mulheres buscavam por melhores condições. Atualmente, elas passam mais tempo no emprego que em casa, cuidando da sua vida pessoal. Reforçar a importância delas é demonstrar que compreendemos suas lutas diárias e todos os seus esforços são valorizados”, comentou.

Saúde emocional - As mulheres são regidas por fatores hormonais desde o ventre materno, e por conta disso, elas apresentam riscos maiores de sofrerem de depressão, pânico e outras doenças emocionais. O acúmulo de funções profissionais e domésticas também são alguns dos fatores de estresse que causam muita instabilidade. 

“Nesse dia tão importante para todas as mulheres, abordamos junto às colaboradoras do HPEG a importância do cuidado emocional feminino. Em uma roda de conversa fluida e dinâmica falamos sobre os desafios de ser mulher na contemporaneidade e quais as principais estratégias de manutenção do autocuidado feminino em todos os aspectos”, observou a psicóloga Sildelayne Santos.

Humanização - A programação foi uma iniciativa do Grupo de Humanização da unidade. “É importante trabalharmos com a autoestima das pessoas, ainda mais das mulheres nesta data tão importante, que é o Dia Internacional delas. Fizemos uma ação intimista, mas com o objetivo de levar a mensagem de valorização. Reconhecemos suas lutas, conquistas e a importância delas não apenas no contexto profissional, mas na família, no casamento, na criação dos filhos. São jornadas duplas, triplas, ao mesmo tempo”, destacou a coordenadora do setor de Humanização, Anny Segovia.

Para a diretora executiva do Galileu, Liliam Gomes, reconhecer a autoestima e as relações sociais das mulheres oportunizou um momento de descontração e de valorização.

“Hoje, conversamos com as nossas profissionais em um momento descontraído, como forma de trocar de experiência sobre diversos assuntos. Isso nos faz refletir sobre diversas situações na vida, em casa e no trabalho. Percebemos o quanto elas necessitam de convivência, de troca, e de se sentirem valorizadas. Na saúde, por exemplo, cerca de 80% dos profissionais são mulheres. Esse é um número que reflete muito bem, o cuidado que elas entregam”, comentou a gestora.

Perfil - O Hospital Galileu é uma unidade pública, do Governo do Estado, gerenciado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Localizado na avenida Mário Covas, a unidade é referência em ortopedia no Estado.  

Texto: Ascom Hospital Galileu