Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CASA E DIGNIDADE

Recursos do 'Sua Casa' beneficiam famílias chefiadas por mulheres em Gurupá

O governador Helder Barbalho foi ao município entregar o benefício às famílias contempladas, que terão condições de realizar o sonho acalentado há anos

Por Ronan Frias (SECOM)
08/03/2023 18h56

Governador Helder Barbalho, outras autoridades e pessoas beneficiadas pelo Sua Casa em GurupáGovernador Helder Barbalho, outras autoridades e pessoas beneficiadas pelo "Sua Casa" em GurupáFoto: Rodrigo Pinheiro / AgParáAo manter a prioridade no atendimento a famílias carentes chefiadas por mulheres, nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Governo do Pará beneficiou 100 famílias - incluindo muitas com mães solo - em Gurupá, município do Arquipélago do Marajó, com recursos do "Sua Casa". O programa habitacional do Estado concede até R$ 21 mil para construção, reconstrução e ampliação de casas de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O governador Helder Barbalho entregou o carnê do programa para as famílias durante o cumprimento de agenda de trabalho no município. Ele explicou que o "Sua Casa" garante dois benefícios - um para aquisição de material de construção e outro para ajudar no pagamento da mão de obra empregada na obra.

"Festejo os moradores que receberam o 'Sua Casa'. Utilizem esse recurso para melhorar as moradias, e comprem no mercado local para movimentar a economia. Contratem a mão de obra daqui da cidade, para gerar emprego e renda na região", orientou o governador.

Mulheres de Gurupá receberam o benefício da política habitacional do Governo do ParáMulheres de Gurupá receberam o benefício da política habitacional do Governo do ParáFoto: Rodrigo Pinheiro / AgParáA moradora Denisa Sofia ressaltou a importância da conquista do benefício, entregue em uma data tão simbólica. "Eu estou muito feliz com o meu sonho da casa própria sendo realizado pelo governador. Eu sei que existem mais pessoas esperando, e elas vão receber. Futuramente, eu vou só agradecer por ter a minha. Muitas vezes, a gente tira da comida para pagar aluguel, e não tem como pagar aluguel. Agora vai melhorar muito a nossa vida. É muita felicidade para mim, nesse dia especial das Mulheres", disse a moradora.

"O governador teve a sensibilidade de rodar os municípios para ver e ouvir as necessidades. O governo está conseguindo identificar as principais necessidades, e hoje nós vemos um olhar mais atencioso", afirmou o prefeito de Gurupá, João da Cruz Teixeira de Souza (Joãozinho Batista).

As marajoaras, em um dia simbólico, têm acesso aos recursos que vão garantir moradia digna As marajoaras, em um dia simbólico, têm acesso aos recursos que vão garantir moradia digna Foto: Rodrigo Pinheiro / AgParáO "Sua Casa" é administrado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab). De acordo com o titular do órgão, Orlando Reis, o benefício já foi entregue em todas as regiões do Estado. "O programa já beneficiou mais pessoas em todo o Pará. A iniciativa ajudou a construir, reconstruir e ampliar cerca de 34 mil residências até hoje", informou o gestor.

Alcance social - Criado em 2019, o Programa já melhorou as condições de moradia em 133 dos 144 municípios paraenses, nas 12 regiões de Integração. Para garantir ações que melhoram os índices habitacionais no Pará, a Cohab já investiu mais de R$ 347 milhões.

Foto: Rodrigo Pinheiro / AgParáO "Sua Casa" atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro (incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc.). O Programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência e outras que se enquadram entre outros critérios técnicos.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios estabelecidos em lei para a inscrição. Após essa primeira etapa, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do Programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. A próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Cohab, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Serviço: Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem ligar para (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400, ou realizar a inscrição no prédio da Cohab - Passagem Gama Malcher, nº 361, em Belém.