Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Corpo de Bombeiros homenageia profissionais atuantes na Corporação

Evento no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará prestou homenagens pelo Dia Internacional da Mulher

Por Ascom (Ascom)
08/03/2023 13h24

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará prestou homenagens às profissionais mulheres atuantes na Corporação, pelo Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (8). A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, participou da cerimônia festiva e destacou a importância das mulheres nos cargos públicos.

"Precisamos sempre refletir sobre o que é ser mulher. Ingressei com 22 anos no serviço público e, até então, nunca tinha refletido sobre a importância que tem uma mulher ocupar um cargo de chefia. Nós, mulheres, sabemos o que precisamos e somos as melhores pessoas para falarmos sobre políticas públicas para mulheres e o que é importante para nós. Parabenizo todas pelo Dia Da Mulher", afirmou a vice-governadora. 

Pioneirismo

A 1º Tenente Bombeiro Miréia Cafezakis Moutinho é uma das primeiras mulheres a se tornar bombeira militar do Pará. "Quando entrei para a Corporação em 1994, era quase uma menina e, apesar da caserna naquela época ser extremamente machista, gostávamos de estar no quartel, estar de serviço, ir para missões perigosas".

"Estávamos realizando sonhos de criança. As condições precárias das Unidades Bombeiro Militar (UBM's) para receberem mulheres eram superadas por nós pela sensação de desafio superado, de estar na linha de frente da Corporação mais bem quista do mundo. Éramos as primeiras mulheres a vivenciar aquilo no Pará", recordou a tenente Miréia Cafezakis Moutinho.

Em 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará registrou a atuação das primeiras oficiais femininas a alcançarem os postos máximos entre o quadro de combatentes, como coronéis.

As coronéis QOBM Samara Cristina Romariz de Carvalho e Vivian Rosa Leite assumiram o posto com garra. "Uma oficial combatente chegar ao posto de coronel Bombeiro Militar do Pará era um sonho que parecia distante e hoje é uma realidade tanto de direito quanto de conquista e que isso não seja considerado apenas um marco, mas que portas possam ser abertas para as demais".

Quanto às expectativas na função do novo posto de coronel é continuar trabalhando com o compromisso com a instituição Corpo de Bombeiros Militar do Pará juntamente com a Segurança Pública do Estado com uma visão que o próprio posto exige, uma visão mais de gestão estratégica, em busca de resultados mais significativos e levando sempre em consideração, na prática, que a sociedade deve ser sempre a nossa maior prioridade", destacou a coronel Samara Cristina.

A cabo QBM Renata Helena Gonçalves Martins Cardoso rememorou, nesta quarta-feira, a busca por capacitação dentro da Corporação. "Concluir o curso de combate a incêndio na Floresta Amazônica em 2014 foi um dos maiores desafios da minha carreira. Na época não tínhamos nenhuma mulher que tivesse se inscrito no curso; o último antes de 2014 foi 2007. A minha turma de ingresso no CBMPA foi em 2007, eram as soldados pioneiras, não tinha quadro de combatente antes de 2007 para as praças. Então havia uma expectativa muito grande porque era um curso que existia muita fadiga física, muito esforço, carregava muito peso e andava a longas distâncias. Portanto, concluir o curso foi mostrar para todo o efetivo feminino que somos capazes de fazer o que a gente quiser, não importa qual curso operacional estamos, nós somos capazes se estivermos preparadas fisicamente e dispostas a passar por isso e nos qualificarmos melhor para servir a instituição."

"A carreira militar, principalmente a profissão Bombeiro Militar, é muito associada ao homem pela questão da força física, então ter sido a primeira colocada, mulher, foi uma prova de que nós mulheres podemos alcançar vários locais, vários lugares, podemos ir atrás do nosso pioneirismo passando por cima de algumas barreiras que as vezes nós mesmas colocamos nas nossas mentes e provando pra nós mesmas e pras outras pessoas que nós conquistamos nosso espaço e somos merecedoras de onde nós estamos", afirmou a 2° Tenente QOBM Iara Ferreira Santos, sobre a satisfação de receber a medalha "Tenente Coronel BM Francisco Feliciano Barbosa -  Dedicação ao estudo", pelo 1° lugar geral no Curso de Formação de Oficiais (CFO). 

Texto da Ascom CBMPA