Polícia Civil avança na formação de novos agentes de segurança pública
A Academia de Polícia Civil do Estado do Pará (Acadepol) promoveu neste sábado (4) mais um ciclo de avaliações com questões objetivas referente às disciplinas de investigação policial, fraude veicular e atendimento a grupos vulneráveis. A atividade faz parte do curso de formação de novos policiais civis que, em breve, irão ampliar e fortalecer a atuação policial em todas as regiões do Estado.
Com 60% da formação concluída, o sonho da mineira Jessica Moreira de se tornar investigadora está cada dia mais perto. Ela é um dos 210 alunos ingressantes na Polícia Civil no Pará (PCPA) que se encontravam no cadastro de reserva dos concursos C-206 e C-207, e atualmente participam da formação, realizada no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba.
"Às vezes pensamos que estamos tão distantes do sonho, mas, com esforço conseguimos alcançar essa vitória. Consegui ser aprovada em um concurso público de grande concorrência nacional e estou feliz em fazer parte da formação policial ofertada pela Acadepol. Estamos aprendendo e evoluindo a cada dia, e logo mais estaremos servindo a sociedade paraense”, comemora.
O delegado Waldir Freire, diretor da Acadepol, destaca o empenho da equipe acadêmica na promoção da formação. "Estamos felizes com o andamento acelerado do Curso de Formação. Sem dúvida, após a conclusão da academia - com previsão para março deste ano - vamos entregar policiais corretos, bem formados, educados, que vão combater a criminalidade e a violência. Percebemos a dedicação de todos no curso. Reconhecemos o esforço do Governo do Estado em promover a formação desses novos agentes e todo esse investimento vai refeletir na redução dos índices de violência por meio das ações integradas do sistema de segurança pública”, destaca.
Já para o Delegado-Geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, a formação dos novos agentes irá possibilitar a ampliação da atuação policial em todas as regiões do Estado e possibilitar que todas as delegacias tenham equipes completas atuando. “Com o reforço de agentes da etapa anterior do curso já conseguimos mais efetivo nas unidades de todas as regiões. Com isso, fortalecemos as unidades especializadas, como as Delegacias de Atendimento à Mulher e do Meio Ambiente e Proteção Animal, bem como passamos a combater com mais eficiência os delitos gerais que ocorrem no estado. Com esses novos policiais vamos continuar avançando na busca de uma sociedade mais segura e de paz”, afirma.