Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escola Estadual Júlia Passarinho, em Cametá, bate recorde de aprovação em universidades

Em 2023, 56 alunos conquistaram a tão sonhada vaga no ensino público superior

Por Denise Soares (SECOM)
04/03/2023 09h04

Aos 17 anos, o estudante Murilo Cardoso Contente comemora não apenas uma, mas duas aprovações no vestibular: psicologia, na UFPA e engenharia civil, pelo Sisu.

“A sensação é incrível. É muito bom olhar para trás e ver que tudo o que passei valeu a pena. Sempre tive apoio para nunca desistir dos meus sonhos. A escola tem professores capacitados que me ajudaram muito. Eu estou muito feliz de ter alcançado a tão sonhada aprovação. Nunca vou esquecer da escola e do que fizeram por mim”, comenta. 

Murilo foi um dos 56 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Júlia Passarinho, em Cametá, nordeste paraense, que conquistaram a tão sonhada vaga no ensino público superior, em 2023. Este ano, o índice de aprovação foi de 47%, um recorde da escola, que vem adotando estratégias para contribuir com a conquistas dos estudantes.

“É uma alegria imensurável, pois sabemos que é o resultado de um trabalho coletivo que vem desde a direção, dos professores, das especialistas em educação, dos colegas que trabalham no apoio, todos comprometidos com uma educação de qualidade social, dispostos a trabalhar no sentido da formação humana de cada estudante para que esse resultado culminasse na aprovação de mais de 50 alunos. Além disso, os alunos são orientados a ter foco, disciplina, dedicação e compreender a importância de continuar a jornada estudantil adentrando em um curso superior. Os desafios são muito grandes nas escolas públicas, mas pudemos presenciar o quanto a educação é capaz de transformar vidas e dar um futuro melhor para esses alunos”, enfatiza a diretora Dilma Pereira.

A futura estudante do curso de Letras na UFPA, Noelma Ribeiro da Costa, 19 anos, lembra do processo que viveu na escola, desde o 1º ano do ensino médio. 

“Sentimento único de alegria. Estava aguardando, sonhando com esse dia, desde o início do meu ensino médio. Venho de família humilde, sem condição de pagar por uma universidade particular. Os professores me apoiaram, acreditaram em mim, aquilo me incentivava muito. Eu vou levar isso para sempre com muita gratidão. Só tenho a agradecer a todos”, comemora. 

A escola Júlia Passarinho é a maior da cidade de Cametá e funciona nos três turnos. Em 2019, o prédio recebeu obras do governo do estado, um investimento de R$ 4 milhões, o que melhora a qualidade de ensino e aprendizagem. A escola atende mais de mil estudantes do ensino médio regular, Projeto Mundiar e Educação de Jovens e Adultos (EJA).