Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRA PÚBLICA

Estado apresenta à comunidade projeto de saneamento e urbanização do Canal Lago Verde

Gestores da Sedop mostraram as etapas da obra, esclareceram dúvidas dos moradores e estabeleceram o diálogo com a comunidade da Terra Firme

Por Lilian Guedes (PC)
03/03/2023 19h27

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) apresentou à comunidade, na quinta-feira (02), o Projeto do Canal Lago Verde, obra que integra a Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, em Belém, executada pelo governo do Estado, por meio da Sedop. O evento ocorreu na Paróquia São Domingos de Gusmão, no bairro da Terra Firme.

Moradores ouviram atentos as explicações sobre a urbanização do Canal Lago VerdeA reunião contou com a presença do secretário adjunto de Gestão e Desenvolvimento Urbano, Valdir Acatauassú, e representantes do Ministério Público do Estado (MPE), Universidade Federal do Pará (UFPA), Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Defensoria Pública, secretarias Municipais de Saneamento (Sesan) e de Urbanismo (Seurb), Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB), além de moradores do Lago Verde e membros de movimentos sociais.

Na reunião foram expostas as etapas do projeto e os benefícios para a comunidade contemplada, e esclarecidas questões sobre desapropriação, indenização e o período de duração da obra. A comunidade apresentou seus questionamentos.

Manter as raízes - “A reunião foi extremamente produtiva, onde apresentamos para a população o modo executivo para as obras e tivemos um retorno. A comunidade solicita uma participação maior nas ações, e foi prontamente atendida pela Secretaria. O objetivo é manter na Terra Firme a cultura local, desapropriando o mínimo de pessoas possíveis, e essa foi uma diretriz tirada na elaboração do projeto. Portanto, com a presença da Defensoria Pública, Ministério Público, Universidade Federal do Pará, Superintendência do Patrimônio da União, OAB e demais secretarias municipais, todos juntos trabalhando para que o Lago Verde e o bairro da Terra Firme tenham qualidade de vida, mantendo as suas raízes, a cultura e os laços que foram criados ao longo de anos”, frisou Valdir Acatauassú.

A obra faz parte do Projeto de Saneamento Integrado da Bacia do Tucunduba, que vai promover intervenção urbanística em cerca de 1.272 metros de extensão, entre as avenidas Tucunduba e Perimetral. A obra é voltada ao desenvolvimento econômico local e à gestão ambiental urbana, priorizando a recuperação de áreas degradadas em Belém, e criando corredores viários que trarão benefícios à mobilidade urbana para milhares de pessoas.Gestores da União, Estado e Prefeitura de Belém participaram da apresentação do projeto

Saneamento e saúde - Valdir Acatauassú ressaltou a importância do projeto para o bairro. “A obra consiste em torno de 1.250 metros, com saneamento básico, rede de esgoto e rede de água, dando acessibilidade à população. São sete passarelas, quatro pontes que interligam o bairro. É importante ressaltar, que junto com outras obras que a Secretaria de Obras está executando na região, todo o vale do Tucunduba vai estar saneado, e isso é muito importante na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida da população local”, finalizou o secretário adjunto de Gestão da Sedop.

A reunião ampliou o diálogo com a população e esclareceu pontos importantes sobre a obra. Após o encontro, a Sedop convidou a comunidade local e seus movimentos sociais para participação no processo. Os moradores vão apresentar um projeto socioambiental para que a Secretaria, no prazo de 60 dias, avalie se há possibilidade de ser incluído na obra.