Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa destaca programas e ações para redução da obesidade no Pará

Este sábado (4) é o Dia Mundial da Obesidade, a Secretaria de Saúde Pública aproveita a oportunidade para enfatizar ações de prevenção à doença

Por Melina Marcelino (SESPA)
03/03/2023 15h18

Dia 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade. A importância da data é gerar um alerta sobre as doenças relacionadas e as implicações da obesidade no corpo humano. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) aproveita a data para incentivar a prevenção e destaca as ações que realiza para auxiliar quem convive com a doença.

De acordo com a Sespa, por definição, a obesidade é uma condição que caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, o que acaba implicando em uma série de efeitos nocivos no corpo humano. A obesidade aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, aumento do colesterol, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode até estar relacionada ao surgimento de alguns tipos de câncer.

Segundo dados do Ministério da Saúde de 2022, 35,1% dos adultos do Estado apresentam sobrepeso, a condição de obesidade está presente em 23,5% dos paraenses. Já entre as crianças, em dados do mesmo ano, 7,3% dos menores de 5 anos e 10,1% das crianças entre 5 e 9 anos registram peso elevado para idade. Já entre os adolescentes, 18,2% registram excesso de peso e 10,1% são considerados obesos.

Utiliza-se como medida para classificar a obesidade, o cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), que é feito dividindo o peso em quilos pela altura em metros ao quadrado. Caso o resultado dê acima de 30, a pessoa é considerada obesa.

Não existe apenas um fator que cause a obesidade. Tratando-se de um distúrbio crônico, são apontadas como principais causas, questões genéticas, individuais, comportamentais e ambientais. Mas especialistas apontam que as rotinas de vida atuais atrapalham a adoção e manutenção de hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física.

Programa Obesidade Zero

Para casos graves de obesidade, a Sespa criou em 2020 o Programa Obesidade Zero, que busca acelerar o acesso gratuito à cirurgia bariátrica para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa faz parte de uma política chamada Fila Zero, promovida pelo Governo do Estado que tem como finalidade acabar as filas para procedimentos cirúrgicos no Pará. 

Desde a primeira cirurgia realizada através do programa, em outubro de 2020, até o final de janeiro de 2023, já foram realizadas 837 bariátricas pelo Obesidade Zero. O médico Carlos Armando Ribeiro, cirurgião gástrico responsável pelo programa, falou sobre os principais avanços recentes do programa: “Conseguimos ampliar a capacidade da realização de cirurgias mensais para 50 com muita eficiência. A equipe envolvida no Obesidade Zero está em um nível altíssimo de excelência, refletindo em excelentes resultados cirúrgicos”, declarou.

O cirurgião falou ainda sobre as vantagens que o programa traz para todo o sistema de saúde do Pará: “A redução do número de obesos em nosso estado, controlando doenças como diabetes, pressão alta, apneia do sono, entre outras, ajuda a ter uma menor busca de atendimento na rede de saúde. Além disso, o Obesidade Zero leva qualidade de vida à população paraense, resgatando autoestima de jovens e garante mais independência aos idosos. Considero o programa obesidade zero um símbolo nacional do combate à obesidade”, adicionou.

A cirurgia bariátrica é um dos mais importantes tratamentos contra obesidade. Ainda que existam diferenças entre os procedimentos adotados em cada caso, trata-se de um procedimento cirúrgico que reduz o tamanho do estômago do paciente, gerando uma perda de peso como consequência. A cirurgia é recomendada para pessoas com IMC acima de 40 e pessoas entre 35 e 40 de IMC que convivam com alguma doença associada à obesidade.

O site oficial do Programa Obesidade Zero conta com uma calculadora que realiza o cálculo do IMC. Este é o primeiro passo para os interessados em participar do programa. Caso esteja dentro dos grupos para os quais a bariátrica são recomendados, o paciente preenche um cadastro no site, realiza uma autoavaliação, tira as dúvidas relacionadas, responde perguntas e aguarda o contato da equipe responsável.

Ainda que a agilidade da viabilização de cirurgias seja uma meta do programa, é importante destacar que todas as pessoas que se cadastram no Obesidade Zero passam por um processo criterioso de avaliação para certificar que a intervenção cirúrgica é o recomendado para o caso.

Além disso, o programa proporciona o acompanhamento necessário para que o processo pós-operatório dos pacientes seja adequado e com resultados proveitosos, já que grande parte do sucesso da cirurgia passa pela mudança de comportamento após a intervenção.

Coordenação de nutrição e a promoção de alimentação saudável

A Sespa tem a Coordenação de Nutrição que realiza constantemente ações por todo o Pará com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional e os benefícios da alimentação saudável, que ajudam a prevenir a obesidade e outras doenças relacionadas.

A Secretaria atua nas ações educativas junto a profissionais de saúde dos municípios, capacitando-os para atuarem nas ações de segurança alimentar e nutricional, promoção da alimentação saudável e prevenção de doenças e junto à população, orientando sobre a importância de seguir os dez passos para uma alimentação saudável, promovendo a saúde e prevenindo a ocorrência de doenças associadas à má alimentação. 

Texto de Edilson Teixeira com informações de Joelza Silva / Ascom Sespa