Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Ophir Loyola recebe novos ingressantes nos Programas de Residência

Por Governo do Pará (SECOM)
02/03/2023 17h44

A Diretoria de Ensino e Pesquisa (DIEP), do Hospital Ophir Loyola (HOL), realizou nesta terça-feira (28), a Jornada de Acolhimento dos Residentes Ingressantes dos Programas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional da instituição. Um total de 62 novos residentes foram recepcionados e orientados sobre os processos de cuidado, qualidade e  segurança do paciente.

Os residentes atuarão nas áreas da medicina, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social, terapia ocupacional e cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Durante o encontro, ocorrido no auditório do Centro Universitário do Pará (Cesupa), os facilitadores abordaram a importância do desenvolvimento das atividades com maior eficiência, e ressaltaram normas, rotinas, funcionamento e regimento interno do HOL. Direitos e deveres que devem ser conhecidos para atender à crescente demanda com postura profissional ética, humana e empática.

A Diretora de Ensino e Pesquisa do HOL, Margareth Braun, deu as boas vindas a todos os novos residentes. “Sejam muito bem-vindos à essa nova etapa e  sejam felizes nessa travessia. Estamos aqui para auxiliá-los no que for preciso para que tenhamos profissionais mais qualificados, éticos e humanizados. Parabéns pelo início desta nova fase e esperamos que, após a residência, muitos de vocês continuem conosco no Hospital Ophir Loyola”, ressaltou.

Clicia Ferreira, nova residente de fisioterapia do Programa Multiprofissional Oncologia - Cuidados Paliativos, falou da vontade em trabalhar no HOL. “Esse momento está sendo muito importante para mim. Eu sempre quis fazer a residência, ano passado eu não consegui, fiquei muito triste, mas esse ano deu tudo certo. Tudo no tempo de Deus”, contou. 

Além disso, a ingressante elogiou o evento e teve a oportunidade de entender melhor qual será o seu papel no hospital daqui para frente. “Eu estou grata pelo evento, pois hoje eu entendo melhor como funciona o andamento das aulas, do ensino e como é organizado o cronograma de apresentações. Por isso está sendo muito importante e com certeza vai ser um momento muito marcante na minha vida”, concluiu Clicia. 

A cerimônia é realizada desde os anos 2000, contudo, o envolvimento com o ensino e a pesquisa iniciou antes, ainda na década de 70, quando foi criada a Faculdade de Medicina que, posteriormente, deu origem à Universidade Estadual do Pará (Uepa). Após alguns anos, a autarquia recebeu do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério da Educação e Cultura (MEC), a certificação de Hospital de Ensino, garantia federal de que é capacitado para exercer essa atividade, sendo vinculada à Uepa.

A coordenadora da Ouvidoria do HOL, Gizelle Azevedo, explicou a importância do acolhimento para explicar aos residentes a função de cada setor do hospital. “O momento de hoje é importante para nós apresentarmos aos ingressantes o que é cada serviço, qual as leis que fundamentam, como é o trabalho dentro da ouvidoria e dos demais setores. Informamos também sobre os canais de comunicação existentes”, explicou Gizelle.

Texto: Viviane Nogueira - Ascom Hospital Ophir Loyola