Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Fórum da Adepará colabora com módulo final de especialização em Defesa e Inspeção de Produtos de Origem Animal

Curso de pós-graduação é inédito na região Norte e fruto de parceria entre a Adepará, Ufra e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará

Por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)
02/03/2023 15h51

A extensa programação do I Fórum do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos no Estado do Pará, que acontece no auditório da FAEPA, em Belém, até o próximo sábado (04/03), vai servir de módulo final do I Curso de Pós-Graduação em Defesa Sanitária e Inspeção de Produtos de Origem Animal.

As palestras ministradas por renomados professores de universidades brasileiras de várias regiões do país, por auditores fiscais federais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e por fiscais estaduais agropecuários do Serviço Veterinário Oficial, além de representantes de entidades do agronegócio da equinocultura, integram a disciplina de encerramento da especialização.

Além de promover o aperfeiçoamento das técnicas de vigilância sanitária, o Fórum cumpre importante papel acadêmico. De acordo com o coordenador da pós-graduação, professor Doutor da UFRA Djacy Ribeiro, concluir o curso com um evento de tamanha importância para o setor agroprodutivo é muito relevante para a Defesa Sanitária dos Equinos.

“É a última disciplina com carga horária de 40 horas e nós ficamos muito felizes de, no último módulo, finalizar o curso de especialização com esse tema sobre os equinos, mas também de trazer um evento dessa magnitude para a nossa região e para os profissionais que aqui atuam”. 

O I Curso de Pós Graduação em Defesa Sanitária e Inspeção de Produtos de Origem Animal teve início em abril de 2022. Inédito na região, o curso é resultado de parceria  entre a  Agência Agropecuária do Pará (Adepará), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV/PA) e selecionou 33 fiscais estaduais agropecuários da Adepará que atuam na defesa sanitária animal em diversas regiões do Pará. 

Jefferson OliveiraO diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, Jefferson Oliveira, destacou a importância dessa formação acadêmica para o trabalho no campo. “O curso proporcionará aos médicos veterinários, fiscais estaduais agropecuários, o título de especialista na área de defesa agropecuária e, consequentemente, promoverá o aperfeiçoamento dos nossos servidores e o trabalho de execução no campo, melhorando a defesa e inspeção agropecuária em todo o Estado”.

A programação do I Fórum Nacional de Saúde dos Equinos no Pará segue nesta sexta,03/03, com palestras sobre “Bem Estar Animal na Equideocultura”, “Atualização dos Regulamentos Veterinários”, “Serviço de Registro Genealógico de Equinos”, e a experiência dos Programas de Sanidade dos Equinos no Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Paraná. 

Texto: Rosa Cardoso/Ascom Adepará