HRPC realiza cirurgia de fístula arteriovenosa para pacientes em hemodiálise
O procedimento poupa desconfortos, tanto físicos quanto emocionais, financeiros, além de reduzir o índice de infecção
O Hospital Regional Público dos Caetés, em Capanema, na região de integração do Rio Caeté, avança no tratamento de pacientes em hemodiálise e realiza primeira cirurgia de confecção de fístula arteriovenosa (FAV), que é um suporte para pacientes dialíticos renais crônicos. O procedimento é considerado padrão ouro, poupando desconfortos, tanto físicos quanto emocionais, financeiros, além de reduzir o índice de infecção.
De acordo com o cirurgião vascular Moisés Bastos, através de fístula nos braços ou cateter é possível realizar a hemodiálise, porém, a melhor forma é através de fístula, por durar anos, sem precisar da trocar de cateter e o índice de infecção é baixo. “Há muito tempo que não tínhamos o serviço de hemodiálise aqui na região e desde a inauguração desse serviço, já avançamos muito. Agora estamos dando assistência aos nossos próprios pacientes com a cirurgia de fístula”, observou o médico.
Ele complementa ainda que a cirurgia de FAV é responsável pela ligação entre uma veia e uma artéria, criado para o acesso da hemodiálise, geralmente feito nos membros superiores, braços, antebraços e punhos, em que o risco de complicações é menor. Porém, pode ser realizado também em membros inferiores.
A paciente Charlilia Gomes, 25 anos, moradora de Cachoeira do Piriá, disse que veio transferida de Belém para continuar sua hemodiálise no HRPC e, agora, finalmente conseguiu fazer a fístula arteriovenosa. “Primeiro que quando cheguei aqui estava com pneumonia e fui tratada super bem. Com dois meses de assistência da minha hemodiálise, consegui minha cirurgia de fístula, o que achei muito rápido. Acredito que as coisas irão melhorar mais. Só gratidão pelo tratamento recebido aqui”, conta.
Estrutura - Com 22 máquinas para hemodiálise, as sessões são realizadas de segunda-feira a sábado, em três turnos todos os dias (6h às 10h, 11h às 15h, 16h às 20h). Além das sessões, os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional, formada por médico nefrologista, psicólogo, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. No total, são 38 profissionais trabalhando no Centro, incluindo recepcionistas, coordenação e Serviço de Higiene e Limpeza (SHL).
De setembro de 2022 a janeiro deste ano, o hospital realizou 4.460 sessões em benefício de pacientes renais, agora, a meta mensal é de 1.346 sessões.
Para a gerente assistencial Silvia Estela Lüthemeier, a confecção de fístula garante mais qualidade e segurança para os pacientes. “O serviço confere comodidade aos usuários, uma vez que não precisam mais deslocar-se para outros municípios para a realização deste procedimento. Nos sentimos orgulhosos por mais esta melhoria no nosso atendimento”, afirma.
Serviço: O Hospital Regional Público dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade atende usuários 100% Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462-3051.
Texto: Marcelo Zeno/Ascom HRPC