Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Comunidade de Aveiro recebe serviços da 67ª Expedição do Barco Papa Francisco

A parceria da Sespa com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus permitiu mais de 4 mil procedimentos para moradores da comunidade Cametá

Por Governo do Pará (SECOM)
01/03/2023 20h18

Expedição realizou 129 procedimentos em oftalmologiaMoradores da comunidade Cametá, no município de Aveiro, no Sudoeste do Pará, receberam os serviços da 67ª Expedição do Barco Hospital Papa Francisco, ação realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. A expedição começou no dia 23 de fevereiro e encerrou nesta quarta-feira (01).

Durante sete dias foram ofertadas aos moradores consultas médicas em diversas especialidades, serviços odontológicos, exames laboratoriais e de imagem, cirurgia de baixa e média complexidade e entregas de kits de medicamento.

Segundo o coordenador da expedição, frei Afonso Obici, é sempre uma satisfação poder levar às comunidades ribeirinhas atendimento de qualidade. “Levar atendimento de saúde especializado e humanizado, com nível ambulatorial e hospitalar, é para nós uma grande satisfação, uma alegria, além de ser uma forma de poder contribuir para a estratégia de saúde do Estado”, disse o coordenador.

Resultados - Onze médicos, oriundos de São Paulo, Minas Gerais e também do Pará; dois cirurgiões dentistas e enfermeiros participaram da Expedição, que realizou 4.328 atendimentos, entre clínica geral (208), oftalmologia (129), ginecologia (119), pediatria (102), anestesiologia (23) e cirurgia geral (49).Equipe profissional que atuou durante sete dias na 67ª Expedição do Barco Hospital Papa Francisco

Na área de Odontologia foram feitas procedimentos (280) e consultas (106). A expedição realizou também exames laboratoriais (1.307), mamografia (78), métodos gráficos (69), oftalmológicos (254), raio-X (188), ultrassonografia (190), cirurgias de baixa complexidade (21), média complexidade (32), internações clínicas (10), cirúrgicas (25) e triagem de enfermagem (736), além da entrega de 402 kits de medicamentos e orientações farmacêuticas.

“Esse apoio às comunidades é fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho na área da saúde. Além disso, a embarcação conta com uma estrutura adequada e um atendimento eficiente. Temos uma estrutura que oferece atendimento de qualidade a quem precisa e está mais distante da capital”, destacou o titular da Sespa, Rômulo Rodovalho.

Texto: Tatiane Freitas - Ascom/Sespa