Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO CULTURAL

Imprensa Oficial e Alepa acertam detalhes do 2° Prêmio Literário Dalcídio Jurandir

A premiação vai contemplar uma obra de escritor paraense em cada região, além de obras relacionadas aos direitos humanos

Por Governo do Pará (SECOM)
01/03/2023 20h12

O presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), Jorge Panzera, e o coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, se reuniram nesta quarta (01) com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Francisco Melo (Chicão), e os deputados Carlos Bordalo e Lívia Duarte, para tratar do 2º edital do Prêmio Literário Dalcídio Jurandir, que visa premiar e incentivar a publicação de obras inéditas de escritores paraenses. O prêmio será custeado por emenda parlamentar compartilhada, por meio de destaque orçamentário do Poder Legislativo para o Governo do Pará.

O 2º edital está em fase de elaboração. Além de premiar uma obra de escritor paraense em cada região, contemplando todas as regiões do Estado, será adicionada a premiação de obras temáticas relacionadas aos direitos humanos com os seguintes temas: gênero, pessoas com deficiência, populações tradicionais, indígenas e quilombolas, juventude, e também para escritores de histórias em quadrinhos. "Essa é uma iniciativa muito importante, que contou com o imediato apoio do deputado Chicão e de vários outros deputados. A Ioepa, através da Editora Dalcídio Jurandir, tem muito a agradecer pela cooperação do fortalecimento da nossa política de edição de livros", informou Jorge Panzera.

O primeiro edital do prêmio foi divulgado em 2019, mas devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia de premiação só ocorreu em 2021, na 24ª Feira do Livro e das Multivozes, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho). O objetivo dos editais é valorizar a literatura e a cultura do Pará, além de investir na produção literária de novos escritores.

O 2º edital já conta com a assinatura na emenda compartilhada dos deputados Chicão, Carlos Bordalo, Braz, Elias Santiago, Iran Lima, Lívia Duarte, Maria do Carmo e Ronie Silva. “O Prêmio Literário Dalcídio Jurandir tem uma importância muito grande do ponto de vista de oportunizar obras inéditas de escritores paraenses que não têm oportunidade de publicar seus livros”, disse o coordenador Moisés Alves.

Texto: Viviane Tamyres - Ascom/Ioepa