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NGTM conclui pista de concreto nos túneis para ônibus expressos na BR-316, em Ananindeua

Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) já havia finalizado a 'concretagem' no túnel 1, agora, totalizou o do 2

Por Thais Rezende (NGTM)
27/02/2023 16h09

Trabalhadores concluem pista interna do túnel 2, sob gestão do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) concluiu a chamada “concretagem”, colocação das pistas em concreto armado, no trecho interno do túnel 2 para ônibus expressos na BR-316, em Ananindeua. O túnel número 1 já havia recebido o serviço. Esses túneis, que são chamados tecnicamente de Passagens Inferiores (P.I.), permitirão que os ônibus expressos acessem o Terminal de Integração em Ananindeua sem interferir no trânsito da rodovia. Outros dois túneis estão em construção no Terminal de Integração em Marituba. 

De acordo com a diretoria do NGTM, as pistas subterrâneas (P.I.1 e P.I.2) têm cerca de 120 metros cada e, somados, levaram mais de mil metros cúbicos de concreto para serem construídas. O pavimento tem 50 cm de espessura, o que garante maior durabilidade do espaço e apresenta “ranhuras” para aumentar a aderência em curva nos pneus dos ônibus. O próximo passo da obra nas P.I.s é o acabamento das paredes, teto e depois a sinalização viária.Operários finalizam as pistas em concreto armado para ônibus expressos na BR-316, em Ananindeua

“Concluímos a etapa de concretagem da laje de fundo da P.I.2 (pista subterrânea), o túnel número dois de acesso ao terminal de Ananindeua, que é a pista que os ônibus utilizarão para acessar o terminal. É um volume significativo de concreto, são 500 metros cúbicos de concreto só na P.I.2. Com isso, fica concretada a laje de fundo, faltando somente as rampas, o que mostra o progresso da obra”, afirma o diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro. 

Túneis levarão ônibus da BR-316 aos terminais

O NGTM está construindo quatro Passagens Inferiores, sendo duas no Terminal de Integração de Ananindeua e duas no Terminal de Integração de Marituba. Os túneis permitirão que os ônibus do BRT acessem os terminais de integração sem interferir no trânsito da BR-316. Na construção deles, o NGTM utilizou metodologia de escavação invertida, que minimizou os transtornos, pois não interditou o trânsito na BR durante sua execução.

O Terminal de Integração de Marituba fica localizado no km 10 da BR-316, tem duas plataformas e o prédio administrativo, com a Estação Cidadania; uma das plataformas para circulação dos ônibus alimentadores, que trarão passageiros de Marituba e também do município de Benevides. Já a segunda, será para a circulação dos ônibus troncais, que seguirão em direção a Belém.    

Já o Terminal de Integração de Ananindeua será o maior deles. O espaço tem três plataformas (blocos), o prédio administrativo, onde funcionará também a bilheteria, lanchonete, bicicletário e a Estação Cidadania; a primeira e a segunda plataformas para atender aos ônibus alimentadores, e a terceira estrutura para receber os ônibus troncais, que levarão os passageiros até São Brás ou até o centro da capital. Este terminal terá alguns acessos pelo viaduto, que está em construção pelo NGTM.