Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"FEVEREIRO LARANJA"

Sespa promove evento sobre diagnóstico precoce e tratamento de leucemias no Pará

Conforme o Painel de Oncologia do Ministério da Saúde, o Pará registrou 624 casos de câncer em crianças de 0 a 19 anos em 2021 e 315 em 2022

Por Melina Marcelino (SESPA)
27/02/2023 11h51

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promove na manhã e tarde desta segunda-feira (27) uma programação especial no Auditório Central da instituição em alusão à campanha do Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia, com foco principal ao câncer infanto-juvenil.  

O evento, que também está sendo transmitido via YouTube, é destinado a profissionais de saúde da Atenção Básica, Regulação, Hospitais Regionais, Unidades de Referência e organizações não governamentais de todo o estado. 

Segundo Patrícia Martins, coordenadora estadual de Atenção Oncológica, a iniciativa é muito importante principalmente para aumentar a capacitação dos profissionais de saúde em realizar a detecção precoce das leucemias nas crianças de adolescentes de 0 a 19 anos no Pará.

“Começamos nossas palestras e conversas detalhando toda a rede estadual que temos disponível para a realização de diagnóstico precoce e tratamento da doença. Além disso, estão sendo debatidos os quadros atuais de câncer infanto-juvenil no Pará, os protocolos de atendimento e regulação, entre outros temas vitais para a melhora dos índices de nosso estado”, declarou.

A coordenadora também citou a importância do trabalho constante de atenção às leucemias. “Encaramos o 'Fevereiro Laranja' apenas como o início de nosso trabalho de aprimoramento de diagnóstico e tratamento das leucemias em nosso estado. O empenho para melhorar a realidade principalmente das crianças e adolescentes acometidas da doença dura o ano inteiro”, acrescentou.

Índices de leucemia no Pará - Conforme o Painel de Oncologia do Ministério da Saúde, o Pará registrou 624 casos de câncer em crianças de 0 a 19 anos em 2021 e 315 em 2022. Os tipos mais incidentes são a leucemia linfoide, doença de Hodgkin, neoplasias malignas do encéfalo, dos ossos e cartilagens articulares dos membros, do tecido conjuntivo e de outros tecidos moles, linfoma não-Hodgkin difuso, leucemia mieloide, neoplasia maligna do rim, exceto pelve renal, neoplasia de comportamento incerto ou desconhecido de outras localizações e neoplasia maligna dos ossos e das cartilagens articulares de outras localizações.

Texto: Edilson Teixeira (Ascom/Sespa) com informações de Roberta Vilanova