Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE DO HOMEM

Sespa aborda prevenção ao câncer de pênis na área do Ver-o-Peso

Profissionais da Secretaria, com o suporte da Carreta do TerPaz, levaram à Praça do Relógio serviços, informações, testes e vacinação contra ISTs e outras doenças

Por Governo do Pará (SECOM)
25/02/2023 15h29

Na Praça do Relógio, no centro histórico de Belém, foi realizada na manhã deste sábado (25) uma grande ação de saúde promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com diversos serviços à população. O principal objetivo do evento foi conscientizar sobre a prevenção do câncer de pênis, campanha promovida para Coordenação de Saúde do Homem da Sespa, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. O público-alvo estava no Complexo do Ver-o-Peso (feirantes e demais trabalhadores), ribeirinhos das ilhas próximas à capital e frequentadores da maior feira livre da América Latina. Trabalhadores e frequentadores do Ver-o-Peso formaram o público-alvo da ação realizada pela Sespa

Participaram médicos urologistas e estudantes de medicina, que encaminharam para exames e marcaram 100 consultadas na Policlínica Metropolitana. Também foram ofertadas vacinas contra HPV para meninos e meninas, de 9 a 14 anos, e testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como hepatites B e C, Sífilis e HIV.

Segundo Diego Cutrim, coordenador da Saúde do Homem da Sespa, a ação foi bastante positiva , principalmente por oferecer serviços a pessoas que, devido ao compromisso com o trabalho, não conseguem fazer exames, testes e outros procedimentos de prevenção. “Escolhemos a proximidade do Complexo do Ver-o-Peso por ser um local de muita movimentação de trabalhadores da feira, que acabam não tendo tempo de agendar consultas, realizar exames ou mesmo ser instruídos sobre o cuidado que precisam ter para evitar doenças graves, como o câncer de pênis. Consideramos a ação um sucesso, por atingir essa população tão importante”, disse Diego Cutrim.

Além da programação deste sábado, a Coordenadoria já havia promovido ação relacionada à prevenção do câncer de pênis na Praça da República, também na capital paraense, e uma capacitação on-line para profissionais de saúde de todo o Estado, sobre a doença.

Reforço na higiene - Representando a Seção Pará da Sociedade Brasileira de Urologia na ação, o médico Rui Mascarenhas falou sobre a importância de campanhas relacionadas ao câncer de pênis no Pará. “Infelizmente, nosso Estado possui o segundo maior número de casos da doença no País. Nossa maior dificuldade é conseguir fazer a mensagem da importância da higiene e de outras medidas preventivas chegarem à população que tem pouco acesso à informação. Por isso, é tão importante realizar ações como esta, no meio do grande movimento de trabalhadores e moradores das ilhas que frequentam a feira”, ressaltou.

Estudantes de medicina participaram da açãoO médico foi acompanhado por mais de 60 estudantes que medicina, que auxiliaram na busca ativa de pessoas para conhecer os serviços ofertados pela equipe da Sespa, e na distribuição de material educativo sobre prevenção do câncer de pênis.

A causa de quase metade dos casos de câncer de pênis no Pará está relacionada à infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano). Por isso, uma das principais formas de prevenção é a vacinação de crianças. O menino Iago, 11 anos, recebeu uma dose do imunizante. Sua mãe, Renata Gonçalves, ficou sabendo da ação e da importância de o filho estar vacinado. “Sou frequentadora da feira e soube o quão importante é que nossas crianças estejam vacinadas contra HPV. Por isso, trouxe o Iago para receber a vacina. São muitas doenças que podem ser evitadas graças a isso”, disse Renata.

Carreta do TerPaz - Além da ação relacionada à campanha de prevenção ao câncer de pênis, a Sespa levou à Praça do Relógio a carreta do Projeto TerPaz (ação do Programa Territórios pela Paz), que oferece mais serviços de saúde de forma itinerante na Região Metropolitana de Belém.

Com a presença da equipe multidisciplinar, foram oferecidos na carreta 150 atendimentos médicos e odontológicos, além de vacinas contra Covid-19, Influenza (gripe), Tríplice Viral e HPV. Houve ainda palestras educativas de saúde, distribuição de kits de escovação e serviço de farmácia para trabalhadores e frequentadores do Ver-o-Peso.

Texto: Edilson Teixeira - Ascom/Sespa