Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALERTA

Hospital Metropolitano promove palestra sobre educação no trânsito

A programação reuniu pacientes, acompanhantes e funcionários, a fim de incentivar a prevenção de acidentes - causa de centenas de internamentos na unidade

Por Governo do Pará (SECOM)
25/02/2023 12h15

Referência no tratamento de traumas complexos, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, também cumpre papel educativo na prevenção a acidentes no trânsito. Na tarde de sexta-feira (24), em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), a unidade realizou a palestra “Educação no Trânsito” para pacientes, acompanhantes e funcionários.

O psicólogo Carlos Valente e o educador em trânsito Cristóvão Simões falaram sobre a necessidade de as pessoas obedecerem, rigorosamente, às leis de trânsito. “Em muitos casos, usamos o Hospital Metropolitano como exemplo para mencionar a complexidade dos acidentes. Sabemos que aqui é a referência para o tratamento de pessoas envolvidas em incidentes graves. Reafirmamos que as condutas corretas devem ser seguidas sempre. No trânsito, não é diferente”, ressaltou Carlos Valente.

Cristóvão Simões apresentou fotos de atitudes erradas, que favorecem a ocorrência de acidentes, como uso do celular enquanto dirige, consumo de bebidas alcoólicas e desrespeito às sinalizações. “O que a gente faz é reforçar a necessidade de todos seguirem as leis de trânsito, serem conscientes por próprias vidas e pela vida do próximo. Assim, com certeza, os acidentes diminuirão”, enfatizou.

Alerta constante – Raimunda Ferreira, 45 anos, acompanha o filho, que está internado no Metropolitano após sofrer acidente com moto há 18 dias. Moradora do município de Castanhal, a dona de casa disse que sempre aconselhou o jovem sobre prevenção, direção segura e senso de responsabilidade. “Eu sempre o alertei de tudo isso. Infelizmente, não fui ouvida. Aconselhava muito ele para não pilotar sem o capacete, mas ele dizia que o percurso era perto de casa e não precisava disso. No final, comprovamos que sim; sempre é preciso” reforçou Raimunda.Usuários assistiram às explicações dos palestrantes sobre prevenção de acidentes

Especialidades - O Hospital Metropolitano pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). A unidade mantém 208 leitos operacionais nas especialidades Traumatologia, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Clínica Médica, Pediatria e Cirurgia Plástica, esta exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI para pacientes da Região Metropolitana e até de outros estados.

Somente no ano passado, 4.723 pessoas envolvidas em acidentes de trânsito foram atendidas no Hospital Metropolitano. Deste total, 2.813 estavam na faixa etária entre 15 e 39 anos - mais de 59%

“O número de atendimentos a usuários envolvidos em acidentes de trânsito é alto, por isso a importância de reforçar práticas e condutas corretas entre todos. Esse é um compromisso da gestão”, afirmou a supervisora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da unidade, Roberta Cardins.

Texto: Alberto Dergan - Ascom/HMUE