Jogos classificatórios definem primeiros finalistas da Etapa Carajás dos Jeps
Basquete, futsal, handebol e vôlei são as modalidades disputadas na etapa Carajás, dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps), em Parauapebas, no sudeste do Pará. O primeiro dia de competições, foi na quinta-feira (24), apontou os primeiros finalistas. Os vencedores vão disputar a etapa estadual, em junho, na capital paraense.
O Ginásio Poliesportivo de Parauapebas e as escolas Cecília Meireles e Chico Mendes receberam as competições. Times femininos e masculinos das categorias "A" (de 12 a 14 anos) e "B" (de 15 a 17 anos) se dedicaram para garantir a classificação. Este é o caso do time de futsal feminino categoria B de Parauapebas. Na disputa por uma vaga contra o time de Canaã dos Carajás, entre passes e gols, o placar encerrou com oito gols a favor de Parauapepas, contra nenhum de Canaã.
Na beira da quadra, o nome mais falado pela comissão técnica era o de Karolyne Santiago. A estudante do 3º do ensino médio, da Escola Estadual Marluce Massariol, foi a artilheira da partida, com quatro gols marcados. "Este é meu último ano na escola e a minha primeira oportunidade para jogar na Estadual. Já são quatro jogos invictos e espero que juntas possamos ser campeãs e seguir para Belém", comentou a atleta.
O time vem se preparando desde o início do ano para disputar o Jeps. "A dedicação das meninas é diária. Treinamos todos os dias durante a semana e aos finais de semana realizamos amistosos com outras escolas para que elas não percam o ritmo dos jogos", explica a técnica do time de futsal feminino "B", de Parauapebas, Emanuelle Melo.
Masculino
Os atletas do time de futsal masculino "A" de Parauapebas não conseguiram a classificação para a grande final. A partida encerrou sem gols e foi para os pênaltis. Três gols garantiram a vitória do time de Marabá. "Nós tentamos, mas não foi dessa vez", lamentou o estudante Luis Eduardo Mendes, 14 anos, aluno do 8º ano da Escola Estadual Eduardo Angelim.
"Nessa hora tiramos a camisa de técnicos e nos transformamos em pais desses jogadores. Nosso papel é consolar e incentivar para que eles não desistam dos seus sonhos, porque eles têm um futuro pela frente", disse o técnico do time de futsal masculino B de Parauapebas, Gabriel Rodrigues.
Nesta sexta-feira (25), serão realizadas as partidas finais nas seguintes modalidades:
9h - Basquete Feminino - Categoria A
10h - Basquete Masculino - Categoria A
11h - Basquete Feminino - Categoria B
Local: Escola Cecília Meireles
13h - Vôlei Feminino - Categoria A
14h - Vôlei Masculino - Categoria A
Local: Escola Cecília Meireles
16h - Handebol Feminino - Categoria A
Local: Escola Chico Mendes
17h - Futsal Feminino - Categoria A
Local: Ginásio Poliesportivo