Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E DIVERSÃO

Com terapia e arrastão cultural, Centro de Reabilitação encerra programação carnavalesca

A confecção de máscaras, para estimular a motricidade fina, foi uma das atividades promovidas para os usuários do CIIR

Por Governo do Pará (SECOM)
25/02/2023 00h13

A programação de Carnaval no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, foi encerrada nesta sexta-feira (24) com o arrastão cultural pelas dependências da instituição.  Em meio às terapias, o CarnaCIIR promoveu alegria, socialização e entretenimento aos usuários e seus acompanhantes. Além do bloquinho inclusivo com suas fantasias, houve apresentação teatral sobre a folia. O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) juntamente com o setor de Arte e Cultura, que associou a iniciativa a mais uma edição do Projeto Dia do Herói. 

Bloquinho inclusivo percorreu as dependências do Centro Integrado A equipe multiprofissional do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) realizou atividades baseadas na temática, como a “Estimulação Precoce”. Por meio de atividades lúdicas, os pequenos usuários participaram de brincadeiras funcionais, voltadas ao desenvolvimento da motricidade.

“Trabalhamos o lúdico estimulando a motricidade fina, que é o simples segurar um objeto, abordando diversos aspectos na estimulação precoce. Para a atividade, abordamos recursos simples e acessíveis, como a fabricação de máscaras e placas em papelão, para que os acompanhantes possam replicar em casa, e assim potencializar ainda mais a reabilitação”, informou Lunara Farias, psicóloga clínica do CIIR.

O menino Lucas da Conceição, 4 anos, aproveitou o último dia de bailinho no Centro Integrado acompanhado da mãe, Renata da Conceição, 29 anos. “Está tudo integrado neste evento. A socialização dele, o desenvolvimento intelectual, o conhecer o mundo de uma forma cultural. Muito legal tudo que o CIIR promove. Desde quando o meu filho iniciou o acompanhamento aqui eu vejo a evolução dele, e a gente volta para casa alegre, porque sempre tem um evento diferenciado para nós”, disse Renata.O "Dia de Herói" também promove o estímulo lúdico nas terapias

Dia do Herói - Toda última sexta-feira de cada mês, funcionários, usuários e acompanhantes do CIIR têm uma rotina diferenciada. A atividade integra o Projeto Dia do Herói, coordenado pelo GTH e o setor de Arte e Cultura, com o objetivo de explorar o potencial lúdico dos profissionais, tornando o atendimento aos usuários mais divertido.

“Coincidindo com o período de Carnaval, aproveitamos para realizar hoje. Imagina chegar em um local para atendimento e um herói recebê-lo? É muito legal trabalhar este lado lúdico”, explicou Hérica Fernandes, supervisora do "Arte e Cultura".

A programação carnavalesca começou na última segunda-feira (20), com a primeira edição do CarnaTea, conduzido pelo Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea), em parceria com o setor de Arte e Cultura.

Estrutura - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).   

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Pallmer Barros - Ascom/CIIR