Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Residências médica e multiprofissional da Santa Casa do Pará têm formatura

Médicos e profissionais da assistência multiprofissional celebraram a conclusão de um ciclo de aprendizado em programas do hospital

Por Governo do Pará (SECOM)
24/02/2023 14h38

Foi concorrida a solenidade de formatura dos cursos de residência médica e multiprofissional da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, realizada nesta quinta-feira, 23. O evento no Auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), iniciou com uma apresentação especial do ‘Coral Saúde e Vida Maria Helena Franco’, da Fundação Santa Casa.

A solenidade que contou com as presenças do presidente da Fundação Santa Casa Bruno Carmona; da diretora em exercício de ensino, pesquisa e extensão da Santa Casa, Silvia Nunes; da reitora em exercício da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Ilma Pastana; do preceptor da Residência Médica e representante do Sindicato dos Médicos, Emanuel Resque; da coordenadora do programa de residência médica da FSCMP, Erica Cavalcante e da coordenadora do programa de residência multiprofissional da FSCMP, Ana Tereza Araújo.

A diretora em exercício de ensino, pesquisa e extensão da Santa Casa, Silvia Nunes, falou que o mais importante desse curso é que o conhecimento adquirido vai ser aplicado para melhorar a saúde da população.

“A principal missão da Santa Casa do Pará é cuidar da saúde das pessoas gerando conhecimento e espero que cada vez mais possamos cuidar mais e melhor da saúde da população e também gerando mais conhecimento”, enfatiza Silvia Nunes.

Ana Tereza Araújo, coordenadora do programa de residência multiprofissional da FSCMP, contou que a residência começou no ano de 2014. “Hoje estamos formando a décima turma, que ao todo já formou mais de 120 residentes e isso é super importante porque esses profissionais estão sendo formados para atender a nossa demanda, que é a saúde da mulher e da criança”, esclarece Tereza.

Para Ilma Pastana, reitora em exercício da UEPA, os programas de residência focados na atenção à saúde da mulher e da criança são estratégicos e importantes, não só para UEPA, mas para todo o Estado.

“A nossa parceria com a Santa Casa é desde o início do programa, essa residência focada na assistência à saúde é estratégica por todo contexto que estamos vivendo de adaptações dos serviços em saúde e de seus profissionais para atender às constantes mudanças tecnológicas e a pacientes que demandam por diferentes abordagens médicas e assistenciais”, concluiu Ilma.

História da atenção à saúde no Pará -  Em 1977 a Santa Casa teve seu primeiro Programa de Residência Médica em pediatria, e nove anos depois implementou a residência médica em clínica médica.

Hoje a instituição é referência na área de saúde materno-infantil e mantém 13 programas de Residência Médica e Multiprofissional, todos aprovados pelo Ministério da Educação (MEC). Além de ser um hospital é uma escola que aprimora profissionais para o mercado de trabalho. A maior parte desses profissionais são admitidos Brasil afora, o que contribui para a ampliação dos valorosos serviços de saúde à população brasileira.

Neste ano de 2023, os programas de residência da Santa Casa formaram mais 41 médicos e 17 profissionais da assistência multiprofissional, que se somam aos mais de 600 que já passaram pelos programas de residência da instituição.

 Texto de Rafaela Soeiro / Ascom Santa Casa