Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Projeto de humanização do Hospital Geral de Tailândia garante mais segurança às gestantes na hora do parto

Por Governo do Pará (SECOM)
23/02/2023 18h43

Nesta quinta-feira (23), o Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou o primeiro encontro do projeto “Laços de Amor” de 2023, direcionado às gestantes. O projeto tem a finalidade de fortalecer, cada vez mais, as relações entre usuárias e equipe multiprofissional da unidade hospitalar aos apresentar as instalações do Centro de Parto Normal (CPN) e às equipes do setor, proporcionando um ambiente mais acolhedor, levando informações sobre a importância do aleitamento materno e as rotinas do HGT, proporcionando condições para que as gestantes conheçam os recursos disponíveis e mais seguros na hora do parto. A ação contou com o auxílio da equipe do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

Renan Aviz, enfermeiro obstetra e voluntário do projeto, explica que a visita das gestantes na maternidade, como ação dentro do projeto laços de amor, tem por objetivo facilitar o vínculo prévio das gestantes e seus acompanhantes com o hospital no qual ganharam seus bebês. “O projeto Laços de Amor torna possível uma aproximação das gestantes com os profissionais que prestam assistência, além de sanar dúvidas sobre o momento do parto e nascimento, amenizando assim medos e anseios que possam ter”, finalizou o profissional.

O projeto ainda se enquadra nos princípios de Transversalidade e Indissociabilidade entre atenção e gestão, reconhecendo que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido e buscando conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva, respectivamente.

Além disso, compreende a diretriz de Acolhimento, comparecendo e sustentando a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre usuários e profissionais.

Durante o encontro, as gestantes visitaram o CPN, conheceram o processo de admissão hospitalar no momento do parto. O encontro foi encerrado com um lanche e uma lembrança deste momento tão especial.

Maria de Nazaré, 27, participou do primeiro encontro do Laços de Amor de 2023, ela comenta que participar desse projeto foi de extrema importância para ela que está à espera do seu primeiro filho. “Poder ter uma base de como é o processo como um todo, além de ser possível a participação do meu parceiro, dá, com toda certeza, mais segurança no grande dia. Além de, claro, poder conhecer previamente todo o trajeto, os locais específicos para onde devo ir, podendo tirar as dúvidas com profissionais da área, evidentemente capacitados, e em tempo real, é realmente muito acolhedor”, comentou a mãe de primeira viagem.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.


Texto: Pedro Amorim/ Ascom HGT